Deputada panamenha chama "escória" os colombianos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

25 de fevereiro de 2015

Na sessão de ontem da Assembleia Nacional do Panamá, legisladora da oposição do Partido Revolucionário Democrático (PRD), Zulay Rodríguez, atacou a comunidade colombiana no Panamá, observando que "escória" colombianos detidos em prisões panamenhas.

A exposição foi dada em um acalorado debate, em que Rodriguez é relatora de um projeto de lei que visa eliminar o programa de imigração "Crisol de Razas", implementada durante o governo do ex-presidente Ricardo Martinelli. De acordo com Rodriguez, os principais beneficiários do programa de migração são colombianos e venezuelanos estão importando violência e pobreza no Panamá, porque indica que muitos dos crimes que ocorrem localmente são gerados principalmente pelos colombianos.

As declarações foram ecoados na Colômbia, onde o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia emitiu uma nota de protesto pelas declarações da deputada. Posteriormente, a vice Rodríguez se retratou e pediu desculpas em lágrimas em um vídeo em seus comentários contra a Colômbia.

Tem-se observado que Rodriguez vice em uma tentativa de eliminar o programa "Crisol de Razas" tem denotado uma postura ultra-nacionalista e xenófoba, algo que a própria deputada negou. Em vez disso, o projeto foi devolvido ao primeiro debate, que será revisto pela Comissão de Governo da Assembleia Nacional.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati