Deputada panamenha chama "escória" os colombianos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

25 de fevereiro de 2015

Na sessão de ontem da Assembleia Nacional do Panamá, legisladora da oposição do Partido Revolucionário Democrático (PRD), Zulay Rodríguez, atacou a comunidade colombiana no Panamá, observando que "escória" colombianos detidos em prisões panamenhas.

A exposição foi dada em um acalorado debate, em que Rodriguez é relatora de um projeto de lei que visa eliminar o programa de imigração "Crisol de Razas", implementada durante o governo do ex-presidente Ricardo Martinelli. De acordo com Rodriguez, os principais beneficiários do programa de migração são colombianos e venezuelanos estão importando violência e pobreza no Panamá, porque indica que muitos dos crimes que ocorrem localmente são gerados principalmente pelos colombianos.

As declarações foram ecoados na Colômbia, onde o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia emitiu uma nota de protesto pelas declarações da deputada. Posteriormente, a vice Rodríguez se retratou e pediu desculpas em lágrimas em um vídeo em seus comentários contra a Colômbia.

Tem-se observado que Rodriguez vice em uma tentativa de eliminar o programa "Crisol de Razas" tem denotado uma postura ultra-nacionalista e xenófoba, algo que a própria deputada negou. Em vez disso, o projeto foi devolvido ao primeiro debate, que será revisto pela Comissão de Governo da Assembleia Nacional.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati