Debates presidenciais dos EUA: o papel de um moderador

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de setembro de 2020

A próxima grande data no calendário político dos EUA será 29 de setembro, com o primeiro de três debates entre o presidente Donald Trump e o ex-vice-presidente Joe Biden. Mas haverá uma terceira pessoa no palco — um moderador.

O trabalho do moderador não é apenas fazer perguntas. “Talvez a parte mais importante do trabalho de um moderador seja monitorar a situação e reagir de acordo”, diz John Koch, diretor do programa de debate da Universidade Vanderbild.

Jornalistas famosos são geralmente convidados como moderadores. Eles são selecionados por uma comissão apartidária. O falecido âncora de notícias da PBS, Jim Lehrer, realizou o maior número de debates presidenciais, 12 vezes.

Lehrer se reunia com os candidatos antes do debate para explicar as regras, disse Mary Keith Carey, da Universidade de Virginia. Ele também explicava as regras ao público para obter seu apoio.

“E se um dos candidatos começasse a quebrar as regras — falar muito, não dar aos outros a oportunidade de falar ou chamava atenção para si mesmo —, o público começava a se voltar contra ele porque conhecia as regras. E então é mais fácil para o moderador dizer: 'Desculpe, isso é uma violação das regras'”, diz Carey.

“Ele não achava que o moderador deveria intervir repentinamente para checar os fatos. Ele preferia fazer uma pausa e pedir ao palestrante que explicasse o que acabou de ser dito”, disse Carey.

“Em 2012 houve um grande escândalo com Candy Crowley. Ela corrigiu Romney durante o debate”, lembra Jennifer Mercia, professora da Universidade do Texas.

Os moderadores para este ano já foram escolhidos. O primeiro debate será apresentado por Chris Wallace da FOX News em 29 de setembro. Ele também liderou o debate em 2016.

Steve Scully, produtor executivo e apresentador da C-SPAN, será o anfitrião do segundo debate presidencial. O terceiro debate será moderado por Kristen Welker, correspondente da NBC News.

O único debate vice-presidencial será conduzido por Susan Page, chefe do escritório do USA Today em Washington.

Fontes

Ligação a um site em russo Президентские дебаты в США: роль модератораVOA, 17 de setembro de 2020

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com