Covid-19: variante Delta avança pelo Brasil, mas gravidade dos casos é contida pelas vacinas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

24 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A variante Delta do coronavírus avança pelo Brasil e já é predominante, ao menos, no estado de São Paulo e na sua capital, onde já corresponde, respectivamente, a 55% e 91% dos novos casos de covid-19.

No entanto, apesar do aumento da prevalência desta variante, os casos moderados e graves de covid-19, que necessitam de internação clínica ou internação em UTI, têm se mantido constantes. Segundo o portal G1, "a Secretaria Municipal da Saúde atribui a situação ao avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital, que já tem 100% dos adultos com mais de 18 anos imunizados com a primeira dose ou dose única, enquanto outros 67,4% já tomaram a segunda dose dos imunizantes".

No Amapá, onde alguns casos da Delta também foram registrados, o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, também acredita que os casos não se agravem devido à vacinação. “O histórico de vacinação contra a covid-19 tem mostrado que os imunizantes usados no Brasil têm sido eficazes contra todas as variantes até aqui detectadas, e, também, foi assim nesses casos do Amapá. Por isto, é importante as pessoas iniciarem e terminarem seus ciclos vacinais”, disse.

A variante Delta

A variante Delta, também conhecida como a variante indiana, por ter sido detectada pela primeira vez na Índia, onde se alastrou rapidamente meses atrás, levando ao esgotamento dos serviços de saúde, incluindo a falta de leitos e oxigênio em hospitais, tem uma transmissibilidade muito maior que as outras variantes conhecidas, como a Gama, prevalente no Brasil nos últimos meses.

Segundo o CDC dos estados unidos, além de se espalhar mais rápido, ela também causa formas mais graves de covid em pessoas não vacinadas.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit