Covid-19: sistema de UTI está à beira do colapso em 10 capitais brasileiras

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

10 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O Bom Dia Brasil, da Globo, exibido hoje pela manhã, reportou que a "ocupação dos leitos de UTI da rede pública para Covid-19 está acima de 80% em dez capitais" brasileiras.

Segundo o programa, as capitais em pior estado são Campo Grande, com 107% de ocupação dos leitos de UTI - o que significa que já faltam leitos - e Florianópolis, com 96%.

Por regiões, os outros destaques ficam para Boa Vista (Norte - 95%), Rio de Janeiro (Sudeste - 91%) e Recife (Nordeste - 86%).

Ontem, três capitais das que já estão à beira do colapso, ficaram entre os dez (10) municípios com mais casos novos, de acordo com o painel do SUS Analítico: Rio de Janeiro teve 1.454 novas infecções, Campo Grande teve 556 e Florianópolis, 391.

Campo Grande colapsada

Em reportagem especial sobre Campo Grande, o Bom Dia Brasil noticiou que os hospitais de Campo Grande já trabalham "acima da capacidade para atender quem precisa de leitos de UTI para Covid". "A situação é dramática", disse a apresentadora.

Segundo uma repórter que falava direto da capital do Mato Grosso do Sul (MS), "o Hospital Regional, que é referência para o tratamento da Covid, não tem mais vagas". A jornalista reportou também que mesmo os leitos especialmente realocados de outros setores do hospital, como da Nefrologia, já estão ocupados, assim como todos os 41 leitos abertos em diversos hospitais da cidade na última semana.

A cidade contabiliza hoje 539 mortes por Covid, muito mais do que os próximos 10 municípios do MS com mais mortes juntos.

Região Sul tem pior prognóstico

De acordo com o Bom Dia Brasil, todas as capitais dos três estados do Sul estão com mais de 90% de seus leitos de UTI ocupados: Florianópolis está com 96% de ocupação, Curitiba com 94% e Porto Alegre com 90,2%.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit