Covid-19: Reino Unido entra para o grupo de países com mais de 1 milhão de casos
2 de novembro de 2020
Ontem, domingo, a Grã-Bretanha se tornou o nono (9º) país com mais de 1 milhão de casos confirmados de coronavírus.
De acordo com dados compilados pelo Centro de Pesquisas do Coronavírus da Universidade Johns Hopkins (JHU), no início do domingo a Grã-Bretanha tinha 1.014.794 infecções e 46.645 mortes por Covid-19.
Depois de resistir aos apelos crescentes durante semanas para impor um bloqueio (lockdown) à medida que os casos aumentavam, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson se juntou no sábado a seus colegas da França, Alemanha e Bélgica e ordenou o bloqueio parcial na Inglaterra.
Novas restrições nacionais entrarão em vigor em todo país na quinta-feira e durarão um mês. O País de Gales anunciou um bloqueio na semana passada e os líderes escoceses dizem que os próximos dias serão críticos para a Escócia decidir pelo bloqueio.
No entanto, escolas e universidades, bem como cartórios, devem permanecer abertos. A indústria da construção também poderá operar. Não haverá, entretanto, visitas entre famílias e negócios não-essenciais, como pubs e restaurantes, deverão fechar. Os empregadores serão solicitados a incentivar seus funcionários a trabalhar em casa sempre que possível.
Enquanto isso, os Estados Unidos continuam sendo o país com o maior número de infecções e mortes. Na manhã de domingo, os Estados Unidos tinham 9.127.100 casos do coronavírus, um aumento de quase 80.000 em 24 horas, e pelo menos 230.566 mortes, com mais de 850 mortos em 24 horas de acordo com JHU.
Os EUA são seguidos por Índia, Brasil, Rússia, França, Espanha, Argentina, Colômbia e o mais recente, Grã-Bretanha, com 1 milhão ou mais de casos do coronavírus cada.
A crescente onda de novos casos de Covid em todo o mundo está forçando líderes de diversos países a considerar novas medidas de bloqueio para conter o aumento nas infecções.
Na Grécia, o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis disse no sábado que bares, cafés, cinemas e academias seriam fechados em grande parte do país a partir de terça-feira. A maioria das áreas afetadas estão no norte da Grécia e na área de Atenas.
Na sexta-feira, a Bélgica impôs um bloqueio parcial com o objetivo de controlar a pandemia que atingiu o país com mais força do que qualquer outro dos 27 países da União Europeia, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC}.
A Bélgica tem uma alta taxa de infecção, com média de 1.600 casos por 100.000 pessoas. Em comparação, Espanha e Itália têm proporções inferiores de um terço (1/3) disso. Além disso, os hospitais na Bélgica já estão quase no limite da ocupação de leitos.
O presidente francês Emmanuel Macron anunciou um bloqueio de um mês, a partir de sexta-feira, com restaurantes, bares, cafés e outros negócios não-essenciais fechados. Os cidadãos podem sair de casa apenas para trabalhar, fazer compras e ir ao médico.
A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou um conjunto de medidas semelhantes em seu próprio bloqueio de um mês, que entra em vigor na segunda-feira. Além de restaurantes e bares, todos os ginásios, teatros e casas de shows serão fechados, enquanto a maioria dos negócios, como lojas e salões de cabeleireiros, poderão permanecer abertos.
As escolas em ambas as nações permanecerão abertas durante seus respectivos bloqueios.
Os países europeus, por sua vez, estão convocando a comunidade global a conceder à Organização Mundial da Saúde (OMS) maior autoridade para investigar surtos de forma independente após a pandemia expor as deficiências da instituição.
A OMS não tem autoridade para investigar epidemias de forma independente, obrigando-a a depender da aprovação de suas listas de especialistas e de sua agenda pelos países-membros.
Na manhã de domingo, havia mais de 46,1 milhões de casos de coronavírus em todo o mundo, incluindo quase 1,2 milhão de mortes por Covid-19, de acordo com estatísticas da JHU.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- Covid-19: Reino Unido anuncia novas restrições nacionais
- Covid-19: Áustria anuncia bloqueio parcial de 4 semanas a partir de terça-feira
- COVID-19: Colômbia se junta aos países com mais de 1 milhão de infectados
Fonte
Britain Coronavirus Cases Surpass 1 Million, VOA News, 01 de novembro de 2020.
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|