Covid-19: Reino Unido anuncia novas restrições nacionais

Fonte: Wikinotícias

31 de outubro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou hoje a adoção de um bloqueio parcial na Inglaterra a partir da próxima quinta-feira para tentar conter a segunda onda de Covid-19.

Com o sistema de saúde (NHS) oprimido e um número de mortos maior do que o previsto a partir da primeira onda, o Primeiro Ministro, o Diretor Médico, o Assessor Científico Chefe e o Gabinete concordaram que não havia alternativa a não ser adotar mais restrições.

O primeiro-ministro vai comunicar o Parlamento na segunda-feira e os parlamentares devem votar as medidas na quarta-feira.

Boris disse que ninguém queria impor este tipo de medidas, mas nenhum primeiro-ministro responsável poderia ignorar as evidências apresentadas. Ele também disse que, embora o Natal seja inevitavelmente diferente neste ano, uma ação difícil agora pode significar que as famílias poderão ficar juntas em dezembro.

A partir de quinta-feira, 5 de novembro, todos devem ficar em casa e só podem sair por poucos motivos, que incluem:

  • ir à escola/universidade;
  • ir trabalhar, se o trabalho não puder ser feito em casa;
  • para fazer exercícios ao ar livre, sozinho ou com familiares;
  • para ir ao médico ou hospital;
  • para fazer compras de itens essenciais;
  • para cuidar de pessoas vulneráveis, mesmo que voluntariamente;

Uma lei será promulgada com todas as medidas de restrição.

Negócios não-essenciais fecharão

Lojas não-essenciais e locais de lazer e entretenimento, incluindo pubs, bares e restaurantes, serão fechados, a não ser para serviços de tele-entrega. Os serviços de vendas online também poderão continuar e negócios essenciais, como supermercados, ficarão abertos.

Órgãos públicos, como centros de empregos, tribunais e cartórios de registro civil também permanecerão funcionando, enquanto templos religiosos fecharão, a não ser para a realização de funerais.

Viagens ficam proibidas

As pessoas ficam proibidas de viajar internacionalmente ou mesmo dentro do Reino Unido, a menos que seja a trabalho, para ir à escola ou por algum outro motivo legalmente permitido. Também não serão permitidos pernoites fora de casa, exceto em casos especiais.

Escolas permanecerão abertas

Como o Primeiro Ministro e o Secretário da Educação disseram, manter os jovens nas escolas e universidade é uma prioridade nacional, portanto, os estabelecimentos de ensino permanecerão abertos. No entanto, as universidades devem aumentar a oferta do ensino à distância sempre que possível.

As creches também continuarão abertas, a fim de permitir que os pais trabalhem.

Outros conselhos

O governo pediu às pessoas que trabalhem em casa sempre que possível e que apenas os locais onde o trabalho não possa ser feito em casa - por exemplo, nos setores da construção - continuem abertos.

Outro conselho foi para os que fazem parte dos grupos de risco - idosos e pessoas com doenças pré-existentes - para que evitem o máximo o contato com outras pessoas.

Pandemia em aceleração

A taxa natural de R é cerca de 3, o que significa que as restrições locais ajudaram a desacelerar a propagação do vírus, enquanto o NHS Test and Trace está testando mais do que qualquer outro país da Europa. No entanto, a taxa R ainda está acima de 1, o que significa que as infecções, hospitalizações e mortes continuam a subir e o vírus agora se tornou um problema nacional.

Com base nas tendências atuais, no Sudoeste, onde a incidência é baixa, por exemplo, está claro que ficariam sem capacidade hospitalar em questão de semanas, a menos que o governo atue agora.

Enquanto o trabalho está em andamento para aumentar a capacidade do sistema de saúde, incluindo a preparação dos Nightingales, é impossível criar espaço extra para camas e recrutar médicos e enfermeiras extras, na taxa necessária para superar o vírus.

Notícia Relacionads

Fonte