Covid-19: Facebook e Twitter moderam mensagens de Trump por "desinformação"
7 de outubro de 2020
As redes sociais Twitter e Facebook moderaram postagens do presidente estado-unidense Donald Trump ontem, após ele publicar que a Gripe comum era mais letal que a Covid-19. "A temporada de gripe está chegando! Muitas pessoas todos os anos, às vezes mais de 100.000, e apesar da vacina, morrem de gripe. Vamos fechar o nosso país? Não, aprendemos a conviver com isso, assim como estamos aprendendo a conviver com a Covid, na maioria das populações muito menos letal!", escreveu, numa alusão às medidas de lockdown impostas em diversos estados e cidades do país, as quais sempre criticou devido à Economia.
O Facebook excluiu a mensagem completamente, alegando que o "post fere as políticas da empresa sobre desinformação relacionada à Covid-19". Já o Twitter apenas colocou um alerta de "desinformativo" na postagem, já que não costuma apagar postagens de "figuras de interesse público".
Ainda na segunda-feira (05/10), antes de deixar o hospital onde se tratava de Covid-19, tendo inclusive sido obrigado a receber oxigênio duas vezes, ele escreveu em seu Twitter que as pessoas não deveriam "recear a Covid", adicionando que durante seu governo os Estados Unidos haviam desenvolvido "grandes drogas e conhecimento".
Joe Biden, candidato que disputa a vaga de presidente com Trump este ano, rebateu as palavras do presidente, dizendo que "você tem cerca de 1.000 pessoas por dia pegando o coronavírus. É uma preocupação significativa. Espero que ninguém saia com a mensagem pensando que não é um problema. "É um problema sério. É uma pandemia internacional".
Os Estados Unidos continuam liderando o ranking de contaminações e mortes por Covid, segundo o Painel do Coronavírus da JHU e o website estatístico Worldometer, que reportou que só nos dias 05 e 06 de outubro morreram 1.200 pessoas no país devido à doença. Além disto, Trump teve acesso à medicina de ponta, prerrogativa de seu posto, e chegou a usar um tratamento experimental, ainda não acessível ao público em geral.
De acordo com um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, publicado dias atrás, Donald Trump foi o maior responsável pela desinformação do mundo durante a pandemia.
Com Covid, mas em campanha
A menos de 30 dias da eleição presidencial, Trump está mais ativo do que nunca no Twitter esta semana, após deixar o hospital, ser acusado de ter menosprezado a pandemia, ter exposto Biden e outras pessoas à infecção (durante o debate da semana passada) e estar em grande desvantagem, há semanas, em todas as pesquisas eleitorais feitas no país.
Segundo a CNN ontem, "após debate e Covid-19 de Trump, Biden abre 16 pontos". Na média, Biden tinha cerca de 10 pontos de vantagem nas pesquisas anteriores.
Covid é muito mais letal
Ao contrário do que disse Trump, uma matéria publicada pela revista Saúde em meados de agosto passado reporta que a Taxa de Letalidade da Covid é cerca de 30 vezes maior que a da Gripe comum - a da Covid é de cerca de 3% (3 pessoas em cada 100 morrem), enquanto a da Gripe é de cerca de 0,1%. Além disto, de acordo com a publicação, a Taxa de Contágio da Covid também é cerca de 3 a 6 vezes superior.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- Donald Trump foi o maior responsável pela desinformação do mundo durante a pandemia
- Donald Trump recebe anticorpos experimentais que não estão disponíveis ao público
- Covid-19: médico admite que mentiu sobre situação de Trump
- Eleições 2020: faltando um mês para a eleição nos EU, Biden continua liderando
Fontes
- Twitter e Facebook punem publicação de Trump com informação incorreta sobre Covid, Olhar Digital, 06 de outubro de 2020.
- Facebook remove post em que Trump diz que gripe é mais letal que a covid-19, UOL Notícias, 06 de outubro de 2020.
- I will be leaving the great Walter Reed Medical Center today, Donald Trump - Twitter, 05 de outubro de 2020.
- Biden diz que Trump é 'responsável' por ter contraído Covid-19, CNN Brasil, 06 de outubro de 2020.
- Reported Cases and Deaths by Country, Territory, or Conveyance, Worldometer, 07 de outubro de 2020, 12:40 GMT.
- Após debate e Covid-19 de Trump, Biden abre 16 pontos, segundo pesquisa CNN, CNN Brasil, 06 de outubro de 2020.
- Coronavírus e gripe: quais as diferenças e semelhanças?, Saúde, 18 de agosto de 2020.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|