Covid-19: EMA recomenda usar vacina diferente já como segunda dose

Fonte: Wikinotícias

9 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A EMA (European Medicines Agency) e o ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control) recomendaram que os países da União Europeia (UE) considerem a vacinação heteróloga - o uso de vacinas de marcas diferentes - para a imunização contra a covid-19. Segundo a Agência num comunicado, a "vacinação misturar e combinar" pode ser implantada já no curso inicial, com o uso de uma vacina diferente como segunda dose.

No comunicado, a Agência explica que os especialistas do grupo COVID-ETF da EMA revisaram as evidências disponíveis, que sugerem que a combinação de vacinas de vetor viral e vacinas de mRNA produz bons níveis de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 e uma resposta de células T mais alta do que usar a mesma vacina (vacinação homóloga), seja em regime primário ou no de reforço. As evidências sugerem também que o regime heterólogo sequencial com o melhor resultado de eficácia é usar primeiro uma vacina de vetor viral, seguida de uma vacina à base de mRNA.

Já o contrário, usar primeiro uma de mRNA e depois uma vacina à base de vetor, não produziu a mesma resposta imunológica. “A administração de uma vacina de vetor adenoviral como segunda dose após uma vacina de mRNA pode ser considerada se houver um problema com a disponibilidade de vacinas de mRNA, mas com base nos dados limitados disponíveis, pode ser menos vantajoso do ponto de vista imunológico do que a sequência oposta”, explicou a Agência.

Fontes