Coreia do Norte: lançamento de satélite de reconhecimento falha

Fonte: Wikinotícias
Local de lançamentos da Coreia do Norte em 2012

24 de agosto de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Coreia do Norte lançou um satélite de reconhecimento militar por volta das 3h30 do dia 24, horário da Península Coreana, mas falhou.

A Coreia do Norte lançou o satélite de reconhecimento Malligyong-1 num novo foguete Chollima-1 do norte da capital Pyongyang. O lançamento falhou devido a um erro no sistema de emergência.

Ao mesmo tempo, foi anunciado que o lançamento seria realizado novamente em outubro.

Anteriormente, em 31 de maio, a Coreia do Norte também lançou um foguete Chollima-1, mas este caiu no mar 200 km a oeste da Ilha Eocheongdo em Gunsan, Jeollabuk-do, na Coreia do Sul.

A Casa Branca afirmou num comunicado que o lançamento da Coreia do Norte "embora tenha falhado, viola flagrantemente uma série de resoluções do Conselho de Segurança [da ONU], aumenta as tensões e corre o risco de desestabilizar a situação de segurança na região e fora dela".

A Casa Branca exortou todos os países a condenarem o lançamento e instou a Coreia do Norte a avançar para o diálogo.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, também criticou a Coreia do Norte pelo lançamento, dizendo que era uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês reiterou a posição anterior de que as partes relevantes deveriam equilibrar as suas preocupações através de um diálogo significativo.

Fontes