Coreia do Norte lança vários mísseis balísticos de curto alcance em direção ao mar
5 de novembro de 2024
A Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos de curto alcance no mar oriental na terça-feira, informaram os militares da Coreia do Sul.
Os mísseis voaram 400 km, pousando fora da zona exclusiva do Japão sem causar danos. Isso segue um teste de míssil balístico intercontinental norte-coreano, levando a um exercício de bombardeiro B-1B liderado pelos Estados Unidos, que Pyongyang condenou como provocativo, informou a AP.
A Coreia do Norte disparou na terça-feira vários mísseis balísticos de curto alcance em direção ao mar oriental, disseram os militares sul-coreanos, enquanto o país continuava suas demonstrações de armas horas antes da eleição presidencial dos Estados Unidos.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que os mísseis voaram cerca de 400 quilômetros, mas não especificou quantos foram disparados. O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, disse que eles pousaram em águas fora da zona econômica exclusiva do Japão e não houve relatos imediatos de danos.
Os lançamentos ocorreram dias depois que o líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou um teste de voo do mais novo míssil balístico intercontinental do país projetado para atingir o continente americano. Em resposta a esse lançamento, os Estados Unidos voaram um bombardeiro B-1B de longo alcance em um exercício trilateral com a Coreia do Sul e o Japão no domingo, em uma demonstração de força.
Isso atraiu a condenação da poderosa irmã de Kim, que na terça-feira acusou os rivais da Coreia do Norte de aumentar as tensões com "ameaças militares agressivas e aventureiras".
Autoridades externas e analistas dizem que a Coreia do Norte espera usar um arsenal nuclear expandido como alavanca para obter concessões, como o alívio das sanções, depois que um novo presidente dos Estados Unidos for eleito.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) North Korea Launches Multiple Short Range Ballistic Missiles towards Sea — Tasnim News Agency, 5 de novembro de 2024
Esta notícia é uma transcrição parcial ou total da Tasnim News. |