Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução em favor da energia nuclear civil e contra a proliferação nuclear

Fonte: Wikinotícias
Conselho de Segurança da ONU.

Agência VOA

25 de setembro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tem presidido esta quinta-feira em Nova Iorque, uma importante sessão do Conselho de Segurança da ONU sobre o desarmamento e não proliferação. O Conselho aprovou por unanimidade uma resolução sobre o assunto.

Ele surgiu a partir dos debates que ambos têm congratulou-se com o desenvolvimento do nuclear civil à disposição de todos a resolver o problema energético, mas evitam o surgimento de novas potências nucleares. Os países que actualmente operam armas nucleares irá garantir, por sua parte na redução de seus arsenais.

"A resolução aprovada apenas contém o nosso compromisso comum de promover um mundo livre de armas nucleares e levar o Conselho de Segurança para promover a redução do perigo nuclear", disse Obama. Ele também anunciou que os EUA acolhe uma cimeira/reunião em abril para atingir esse objetivo.

A resolução aprovada quinta-feira, reforça a Não-Proliferação Nuclear, em que reconhece a autoridade do Conselho de Segurança, tomando todas as medidas necessárias para aplicá-la.

O Conselho irá incluir a garantia de que países como o Irã e a Coréia do Norte estão a cumprir os seus compromissos nesta matéria. "Temos de provar que o direito internacional não é uma concha vazia e que os tratados são feitas para serem respeitadas", disse o Chefe do Executivo os Estados Unidos.

Fonte