Conflito armênio-azerbaijano intensifica tensão entre Turquia e Rússia
18 de julho de 2020
Continuam os confrontos armados entre Armênia e Azerbaijão, aumentando as tensões entre a Turquia e a Rússia, que apoiam os lados opostos no conflito: Ancara apoia o Azerbaijão e Moscou apoia a Armênia.
“A Turquia está sempre pronta para resistir a qualquer ataque aos direitos e terras do Azerbaijão”, disse o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan.
Erdoğan sugeriu que por trás dos últimos confrontos há um plano maior. “Isso não é apenas uma violação de fronteiras e conflitos, mas um ataque deliberado ao Azerbaijão. Sem dúvida, este ataque mostra que a Armênia está agindo de maneira desproporcional às suas forças”, observou ele.
A mídia pró-governo turca se apressou em acusar Moscou de pressionar a Armênia a atacar o Azerbaijão, mas essas acusações não foram apoiadas por evidências. Moscou rejeita essas alegações.
Ancara e Moscou já estão envolvidas em outros conflitos, pois apoiam partes distintas na guerra da Líbia e Síria. “A Armênia e o Azerbaijão correm o risco de se tornar a próxima plataforma, como Síria e Líbia. Os militares russos já foram enviados para a região”, disse Zaur Gasimov, especialista da Universidade de Bonn.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Армяно-азербайджанский конфликт усиливает напряженность между Турцией и Россией", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
Dorian Jones. Армяно-азербайджанский конфликт усиливает напряженность между Турцией и Россией— Voz da América, 17 de julho de 2020
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|