Colômbia: ELN liberta pescadores sequestrados

Fonte: Wikinotícias

1 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Exército de Libertação Nacional (ELN) libertou cinco jovens pescadores colombianos que estavam detidos pelo grupo guerrilheiro, na região de Magdalena Medio, no centro do país, informou a Defensoria Pública da Colômbia nesta quinta-feira.

"A Ouvidoria, em missão humanitária junto à Igreja Católica, conseguiu a libertação de cinco pessoas que estavam nas mãos do ELN desde 13 de maio", disse a entidade em comunicado.

Os cinco pescadores do bairro Arenal de Barrancabermeja, Vladimir Hernández, Edgar Steve Segovia, Fernando Álvarez, Manuel Pedroza e Joider Javier Rivera, foram sequestrados pelo grupo guerrilheiro desde sábado, 13 de maio, quando foram detidos em uma área rural do ​​município de Yondó, enquanto pescavam no rio Magdalena.

O Provedor de Justiça disse que vai ser feita uma avaliação das condições físicas dos cinco jovens, tendo um deles ficado ferido durante a sua detenção.

O Provedor de Justiça, Carlos Camargo Assis, assegurou que “serão mantidos canais humanitários para o retorno à liberdade de todas as pessoas que estão em poder de grupos armados ilegais e organizações criminosas”.

Na terça-feira, o ELN assumiu a responsabilidade por esta ação e concordou em entregar os pescadores.

O ELN disse que os cinco pescadores eram "membros de gangues e traficantes de drogas, que cometiam crimes entre os municípios de Yondó e Barrancabermeja".

As delegações do governo colombiano e do ELN conversam em Cuba em um terceiro ciclo de negociações, após duas reuniões realizadas na Venezuela e no México desde o final do ano passado.

Notícias relacionadas

Fontes