Cientistas coreanos clonam um cachorro pela primeira vez

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

4 de agosto de 2005

O cientista Hwang Woo-Suk, da Universidade Nacional de Seul (SNU), dirigiu a equipe que conseguiu a primeira clonagem de um cachorro, segundo informou a revista Nature.

O cão, chama-se Snuppy, cujo nome é a combinação de SNU com puppy ("cachorro" em inglês). Ele nasceu em 24 de abril, com um peso de 350 gramas.

O clone de Snuppy veio de células adultas, extraídas da pele da orelha de um cachorro de caça da raça Afghan Hound. Foi usado o método de transferência nuclear de células somáticas, uma técnica similar à empregada para gerar a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado, em 1997.

A técnica consiste basicamente em transferir o patrimônio genético das células do doador até um óvulo, do qual se extraiu o material genético. O embrião resultante é implantado na fêmea, a qual dará a luz um indivíduo com o mesmo DNA do doador. Este método tinha fracassado anteriormente em cachorros, pois sua estrutura biológica é bastante diferente à de outros animais testados.

O animal que deu à luz foi uma cachorra da raça Retriever do Labrador. A gestação durou 60 dias e Snuppy nasceu através de cesariana.

Fontes