Cidades brasileiras elegem os seus novos prefeitos este domingo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

2 de outubro de 2016

Um total de 144.088.912 eleitores estarão aptos a votar nas eleições municipais deste domingo no Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de candidatos a prefeitos e vereadores também é impressionante: 496.892 pessoas se postularam ante à Justiça Eleitoral brasileira. Eles disputaram os votos por 35 partidos políticos diferentes. Jovens com idade entre 15 e 29 anos representam o 27% do eleitorado. Segundo o Tribunal Eleitoral, seu voto será decisivo nas eleições municipais deste domingo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem cerca de 51 milhões de jovens com idades entre 15 e 29 anos, o equivalente a um quarto da população do país. Destes, mais de 75% (38.876.290) estão aptos a votar nas eleições deste ano, segundo dados do TSE.

Este ano, 16,565 candidatos disputam pelo cargo de prefeito de uma das 5.568 cidades brasileiras. Outros 463.375 candidatos disputaram os 57.958 cargos de vereador, uma média de oito candidatos para cada vaga. Um fato interessante é que, em 95 municípios, há apenas um candidato à prefeito, que necessita de um só voto para ser eleito (o seu, por exemplo).

Em geral, a grande maioria dos partidos lançou mais candidatos a prefeito este ano do que em anos anteriores. Entre os seis maiores partidos do país, só o Partido dos Trabalhadores, o dos ex-presidentes de Dilma Rousseff e Lula, teve um menor número de candidatos à prefeito nesta eleição do que em 2012. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o maior do país, conta com 2.382 candidatos.

As eleições deste ano seguem mostrando uma disparidade entre gêneros. Enquanto o eleitorado é composto de 52% de mulheres e 48% dos homens, nas eleições a percentagem de candidatas é de 32% contra 68% dos homens. Dos 16.556 candidatos aos governos municipais, 14.418 são do sexo masculino e 2.149 do sexo feminino. Para as câmaras municipais, de acordo com o TSE, a proporção de mulheres candidatas é quase 50% dos homens.

Militares reforçam a segurança

O Tribunal Superior Eleitoral enviará tropas das Forças Armadas a 315 municípios brasileiros para garantir a segurança das eleições municipais este domingo (2). Os militares patrulharão os locais de votação em 13 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. O gasto com os militares está financiado pela Justiça Eleitoral.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati