Cidades brasileiras elegem os seus novos prefeitos este domingo
2 de outubro de 2016
Um total de 144.088.912 eleitores estarão aptos a votar nas eleições municipais deste domingo no Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de candidatos a prefeitos e vereadores também é impressionante: 496.892 pessoas se postularam ante à Justiça Eleitoral brasileira. Eles disputaram os votos por 35 partidos políticos diferentes. Jovens com idade entre 15 e 29 anos representam o 27% do eleitorado. Segundo o Tribunal Eleitoral, seu voto será decisivo nas eleições municipais deste domingo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem cerca de 51 milhões de jovens com idades entre 15 e 29 anos, o equivalente a um quarto da população do país. Destes, mais de 75% (38.876.290) estão aptos a votar nas eleições deste ano, segundo dados do TSE.
Este ano, 16,565 candidatos disputam pelo cargo de prefeito de uma das 5.568 cidades brasileiras. Outros 463.375 candidatos disputaram os 57.958 cargos de vereador, uma média de oito candidatos para cada vaga. Um fato interessante é que, em 95 municípios, há apenas um candidato à prefeito, que necessita de um só voto para ser eleito (o seu, por exemplo).
Em geral, a grande maioria dos partidos lançou mais candidatos a prefeito este ano do que em anos anteriores. Entre os seis maiores partidos do país, só o Partido dos Trabalhadores, o dos ex-presidentes de Dilma Rousseff e Lula, teve um menor número de candidatos à prefeito nesta eleição do que em 2012. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o maior do país, conta com 2.382 candidatos.
As eleições deste ano seguem mostrando uma disparidade entre gêneros. Enquanto o eleitorado é composto de 52% de mulheres e 48% dos homens, nas eleições a percentagem de candidatas é de 32% contra 68% dos homens. Dos 16.556 candidatos aos governos municipais, 14.418 são do sexo masculino e 2.149 do sexo feminino. Para as câmaras municipais, de acordo com o TSE, a proporção de mulheres candidatas é quase 50% dos homens.
Militares reforçam a segurança
O Tribunal Superior Eleitoral enviará tropas das Forças Armadas a 315 municípios brasileiros para garantir a segurança das eleições municipais este domingo (2). Os militares patrulharão os locais de votação em 13 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. O gasto com os militares está financiado pela Justiça Eleitoral.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Augusto Queiroz y Olga Bardawil (edición); Leonardo Vieira (traducción). Ciudades brasileñas eligen a sus nuevos alcaldes este domingo— Agência Brasil, 2 de outubro de 2016, 00h20
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Ciudades brasileñas eligen a sus nuevos alcaldes este domingo", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 2 de Outubro de 2016. |
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|
- América
- América Latina
- América do Sul
- Brasil
- 2 de outubro de 2016
- Traduções
- Notícias da Agência Brasil
- Arquivado
- Eleições em 2016
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Sergipe
- Tocantins
- Tribunal Superior Eleitoral
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística