Ciclone Mawar passa a norte de Guam como um tufão de categoria 4 e agora ruma para as Filipinas

Fonte: Wikinotícias

24 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Mawar enquanto passava a norte de Guam

Sem tocar solo, o ciclone Mawar passou esta tarde (em horário local) a nordeste de Guam como um tufão de categoria 4, a segunda maior existente na escala Saffir-Simpson. Seus ventos sustentados chegavam a quase 200km/h e as rajadas a quase 250 e vídeos no Twitter mostram árvores caídas, placas sendo derrubadas e carros virando nas ruas (veja aqui).

Ontem os governadores de Guam e das Ilhas Marianas do Norte haviam decretado alertas máximos que orientavam as pessoas a reforçarem a proteção de suas casas ou procurarem abrigos seguros. Em Guam a evacuação de pessoas que moram em áreas costeiras ou baixas era obrigatória.

Os alertas só devem ser suspensos na manhã de quinta-feira.

Rumo às Filipinas

Como previsto pelas autoridades meteorológicas de Guam, Mawar se move em curva em direção ao noroeste, o que coloca as Filipinas em sua rota. Ainda não está certo se o sistema tocará solo no país ou passará próximo à costa nordeste, mas ventos fortes são esperados no país que é o líder em risco de desastres naturais no mundo.

Serviços meteorológicos preveem também que ele alcance ventos de 270km/h em alto mar no Pacífico, o que o transformaria num tufão de categoria 5, a maior existente.

Ciclones, tufões e furacões

Um tufão, como um furacão, é um ciclone tropical. Além dos ciclones tropicais, que se formam nos trópicos, onde as águas oceânicas mais quentes costumam causar sua intensificação, existem também os ciclones subtropicais e extratropicais, mais típicos a sul e norte do planeta, onde as águas do mar são mais frias.

Algumas vezes um ciclone pode começar como subtropical, extratropical ou tropical e, conforme vagueia pelos oceanos, mudar de classificação.

Os ciclones tropicais são os causadores de alguns dos piores desastres naturais do mundo, informa a Wikipédia no artigo ciclone tropical.

Notícias Relacionadas

Fontes