Tufão Mawar: governo de Guam declara nível de alerta máximo

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O infravermelho do Mawar hoje mostra um ciclone extremamente perigoso

O governador Lou Leon Guerrero colocou Guam em Condição de Prontidão (COR) 1 às 13h de hoje (horário local). No COR1, o alerta máximo, a preparação é para ventos destrutivos nas próximas 12 horas. Estima-se que o ciclone Mawar toque terra ou passe perto de Guam amanhã de manhã como um tufão de categoria 3 ou 4, com ventos que podem passar de 200km/h.

A comunidade é orientada a permanecer em casa até que o COR 4 seja anunciado. Todos os residentes em áreas baixas, propensas a inundações e costeiras, são obrigados a evacuar e procurar abrigo ainda hoje.

A possível trajetória do ciclone

Em sua análise atual, espera-se que o sistema traga ventos com força de tempestade tropical para Guam esta noite, com a possibilidade de ventos com força de tufão de 81 a 110 mph (~175km/h) na manhã de quarta-feira. Quantidades de chuva de 8 a 15 polegadas (380mm) são possíveis com quantidades localmente maiores. Uma velocidade de avanço mais lenta pode levar a totais de precipitação muito maiores.

Preparações

O Departamento de Educação de Guam (GDOE) abriu doze (12) abrigos de emergência e as pessoas foram orientadas a levar alimentos e água para todos os membros de sua família para um prazo de sete dias, roupas de cama, produtos de higiene pessoais, medicamentos e documentos pessoais.

Ordem Executiva: "fique em casa"

Leon Guerrero também emitiu a Ordem Executiva nº 2023-03 no início da tarde e tornou a evacuação obrigatória nas áreas costeiras baixas de Guam. Todos os residentes em áreas baixas, propensas a inundações e costeiras, especialmente nas aldeias do sul de Inalahan, Ipan, Talofofo, Malesso, Hagat e Umatac, são ordenados a evacuar e buscar abrigo na residência de familiares ou amigos ou nos abrigos abertos pelo governo. A evacuação deve ser feita até o final desta tarde.

A Guarda Nacional de Guam está incumbida de auxiliar na evacuação, incluindo o transporte de pessoas e artigos necessários.

Ilhas Marianas do Norte

O governador das Marianas do Norte, Arnold I. Palacios, também emitiu uma Declaração de Tufão 1 para a ilha de Rota, a mais próxima de Guam, e uma Declaração de Tempestade Tropical 1 para as ilhas de Saipan e Tinian. As declarações são as mais altas existentes, e, a exemplo de Guam as autoridades pediram que as pessoas ficassem em casa ou procurassem os abrigos que foram disponibilizados. Já esta tarde todos os serviços públicos não essenciais foram fechados.

Notícias Relacionadas

Fontes