Guam se prepara para a chegada do ciclone Mawar; ventos de 190km/h são esperados

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mawar tem trajetória ainda incerta, mas é mais provável que passe a sul ou toque terra em Guam

O NWS de Guam (National Weather Service Guam) continua monitorando o tufão Mawar enquanto ele continua se fortalecendo e lentamente seguindo em direção às Ilhas Marianas. O sistema é agora um tufão de categoria 2.

Espera-se que o ciclone continue se movendo para norte-noroeste até amanhã e, em seguida, faça uma curva gradual em direção ao noroeste. Conforme a previsão atual, Mawar passará a sul ou tocará terra em Guam por volta do meio-dia de quarta-feira.

Um alerta de tufão está atualmente em vigor para Guam e Rota. Um aviso de tufão significa que ventos danosos são esperados dentro de 24 horas. Os ventos devem se intensificar já a partir de terça à tarde e ventos de mais de 100km/h são possíveis já na manhã de quarta-feira. Segundo JTWC, ele deve atingir Guam com ventos de 195km/h e rajadas que podem chegar a 250.

Preparações

O Governo de Guam pediu que as pessoas fiquem fora do mar, já que o JTWC estima ondas de 11 metros de altura (30 pés).

O Guam Memorial Hospital Authority (GMHA) abriu uma ala especial para receber gestantes a partir das 19 horas de hoje (horário local). Segundo o comunicado do governo, "as gestantes permanecerão no hospital durante a tempestade até que seja determinado que seja seguro para elas retornarem para suas casas". Visitas hospitalares estão proibidas até que o governo levante o alerta COR 2 (Condição de Prontidão) e clínicas médicas e hospitais foram fechados. Cirurgias eletivas também foram canceladas.

Bombeiros e ambulâncias estão de prontidão, ao menos 10 voos foram cancelados e comerciantes foram proibidos, com o COR 2, de aumentarem o preço dos produtos para evitar "extorsão". Comerciantes que descumprirem a ordem poderão pagar multa.

O Departamento de Educação abriu 12 escolas para que sirvam de abrigo e o governo pediu que os moradores tomem medidas como podar árvores, guardar objetos e detritos que possam ser levados pelo vento, preparar equipamento médicos e medicamentos e desligar disjuntores antes de sair de casa ou durante a tempestade.

Fontes