Ciclone Gabrielle assusta Ilha Norfolk e ameaça o norte da Nova Zelândia

Fonte: Wikinotícias

12 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ilha Norfolk, Austrália, conseguiu evitar o pior ontem, sábado, quando o ciclone tropical Gabrielle passou à leste sem tocar terra, além de afetar a ilha com ventos menos intensos do que inicialmente previsto. No entanto, mesmo assim, os ventos sustentados de 100km/h, com rajadas de 150, causaram estragos, derrubando árvores, postes e linhas de energia elétrica.

Horas antes, pela manhã, o BoM havia emitido um alerta vermelho, avisando que o sistema atingiria a ilha entre as 15h e 18h, com rajadas de vento de 155 km/h. O alerta foi descontinuado esta manhã, em horário local, após Gabrielle perder força e virar uma depressão (área de baixa pressão) tropical.

O sistema, agora rebaixado, segue sobre o mar, rumando para a Ilha do Norte, na Nova Zelândia, onde ainda não se pode afirmar com certeza se ele tocará solo ou não. Um aviso do Met Service de ontem à tarde alerta para fortes ventos e chuvas para Northland, norte de Auckland, norte de Whangaparaoa, a Ilha Great Barrier, Coromandel, Tairawhiti Gisborne e a Baía de Hawke. No Twitter o Met Office enfatizou esta manhã que "este não é um sistema para ignorar. O pior ainda está por vir".

Fontes