Ciberataques em massa inutilizam as páginas web de empresas como WhatsApp, Twitter, Spotify e Netflix

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Navegação Internet
Outras notícias sobre Internet

21 de outubro de 2016

Nesta sexta-feira, uma série de ciberataques em massa contra a empresa Dyn, que oferece serviços de gestão e otimização de tráfego a múltiplas páginas, ocasionaram a queda dos sítios web de grandes empresas, como Twitter, Spotify, Amazon, Netflix, Visa, Github, Airbnb, Reddit, WhatsApp e jornais como The New York Times. Este ataque, que afetou os usuários de todo o mundo, é considerado o mais relevante dos últimos dez anos.

De acordo com Dyn, seus servidores sofreram um ataque de negação de serviço, que satura com tráfego não desejado os servidores, ocasionando que os sítios não respondam. O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e o FBI investigam as "causas potenciais" do ataque. Dyn relatou o ataque às 11:10 UTC e duas horas depois, afirmou que o serviço havia sido restaurado. "O ataque foi impactado principalmente na Costa Leste dos Estados Unidos e já afetado aos usuários cujos endereços DNS são geridas a partir dessa região", explicou a empresa sobre o primeiro ataque. No entanto, três horas depois, foi relatado outro ataque.

Animal Político afirma que os pontos "mais afectados são as costas leste e oeste, o sul dos Estados Unidos, França, Reino Unido e centro do México." "Acreditamos que pode ter relação com o botnet, uma granja de bots, de Mirai. Nos últimos meses, havia erguido para lançar ataques de negação de serviço distribuída como a que havia sofrido Dyn hoje", disse sobre o caso AlienVault, empresa especializada em ciberataques. Em setembro passado, na França, se registou o maior recente desse tipo. Nessa ocasião, foram usados 150.000 dispositivos inteligentes para atacar OVH.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati