Camarões mobiliza tropas para proteger 40.000 pessoas deslocadas pelo Boko Haram

Fonte: Wikinotícias

24 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Camarões enviou centenas de soldados ao longo de sua fronteira com a Nigéria depois que ataques de militantes do Boko Haram forçaram mais de 40.000 moradores nos últimos dois meses a fugir da área. O ministro da Defesa de Camarões está visitando a fronteira para avaliar a situação de segurança e garantir aos moradores que é seguro voltar para casa.

Os militares de Camarões relatam que as incursões do Boko Haram aumentaram drasticamente desde abril.

Todos os dias, membros armados do grupo terrorista nigeriano cruzam para Camarões, atacam aldeias e roubam gado e comida, relatam os militares.

O ministro da Defesa de Camarões, Joseph Beti Assomo, disse na quinta-feira que o presidente Paul Biya lhe pediu para liderar uma delegação de altos oficiais militares até a fronteira. Assomo diz que várias centenas de tropas foram enviadas para proteger civis e seus bens.

Ousman Aliou é de Duvan, uma vila na fronteira com a Nigéria. Ele diz que, com exceção de alguns idosos, quase todos escaparam de Duvan. Ele falou através de um aplicativo de mensagens.

“Duvan tem 10.000 habitantes e quando fui lá na semana passada, vi apenas 15 pessoas em Duvan”, disse Aliou. “Então, estou pedindo ao Sr. Ministro que faça algo por nós, por favor. Venha nos ajudar. Nosso povo está dormindo na montanha.”

Em maio, aldeões ao longo da fronteira norte de Camarões com Chade e Nigéria organizaram protestos diários em frente a escritórios do governo exigindo que os militares os protegessem.

Vohod Deguime é prefeito do distrito de Mokollo. Ele diz que se os militares tivessem respondido mais rapidamente ao apelo dos aldeões, os civis teriam sido poupados de fugir de suas casas.

A mídia local relata que Camarões recentemente retirou algumas de suas tropas da fronteira norte com a Nigéria e o Chade e as redistribuiu para combater rebeldes separatistas no oeste do país. Os militares de Camarões rejeitam as alegações e dizem que as tropas estão sempre de prontidão para defender os civis quando necessário.

Fontes