Camarões implanta militares em regiões problemáticas para o Campeonato Africano de Futebol

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Camarões enviou tropas e carros blindados para cidades que sediarão partidas do torneio da Copa das Nações africanas de Futebol (AFCON) em sua problemática região sudoeste. Camarões recebe o principal torneio de futebol do continente a partir de domingo, mas os separatistas anglófonos da região ameaçaram interromper os jogos.

Moradores das cidades da região sudoeste de Camarões, Buea e Limbe, dizem que nas últimas duas semanas houve um aumento notável de tropas e caminhões militares nas ruas.

A conturbada região sudoeste é uma área de Camarões que sediará o principal campeonato de futebol da África, a Copa das Nações africanas de Futebol (AFCON).

O estudante da Universidade de Bueau, Fabrice Tobi, de 21 anos, diz que a segurança na cidade está se tornando impermeável.

Ele falou com a VOA quarta-feira através de um aplicativo de mensagens.

"Fiquei surpreso com a quantidade{número} de carros blindados e as tropas que entraram em Buea com os que já estavam lá", disse Tobi. "É muito difícil sair de uma área para outra na cidade de Buea sem encontrar militares ou seguranças. Nos mercados e até mesmo nas áreas residenciais estudantis, eles estão em todos os lugares. Eles fazem os controles. É muito difícil para você sair de casa sem ser verificado ou controlado."

As cidades do sudoeste sediarão partidas de grupos para equipes de Gâmbia, Mali, Mauritânia e Tunísia.

Separatistas anglófonos que lutam no oeste dos Camarões para romper com a maioria da nação de língua francesa prometeram interromper os jogos.

Tapang Ivo é porta-voz do grupo separatista Ambazonia Defense Forces (ADF).

Ele diz que a ADF alertou a Confederação de Futebol Africano que as partidas da AFCON não devem ocorrer nas cidades, pois o grupo ainda está lutando lá com tropas do governo.

"Prometemos lutar contra os militares camaroneses em qualquer lugar que estejam presentes em todo o território da Ambazonia, seja durante os jogos da AFCON que proibimos ou depois, continuaremos a lutar contra eles com unhas e dentes", disse Tapang. "Por isso, estamos evitando uma situação em que os visitantes serão pegos em fogo cruzado. Por isso, aconselhamos que a AFCON não deve ser realizada em Ambazonia para as preocupações de segurança dos visitantes. Eles não devem estar presentes onde há uma guerra acontecendo.

Nos últimos dois meses, Buea reportou pelo menos seis ataques de combatentes separatistas.

Os rebeldes assumiram a responsabilidade pelos bombardeios de novembro e dezembro na Universidade de Buea e no Grande Mercado soppo da cidade que feriu pelo menos 14 pessoas.

O governador da região sudoeste de Camarões, Bernard Okalia Bilai, diz que os civis devem denunciar quaisquer suspeitos rebeldes escondidos em sua comunidade.

"Continuaremos a sensibilizar a população, principalmente para a vigilância. Você sabe o que aconteceu no mercado da Great Soppo", disse Bilai. "Foi a própria população que apreendeu a bolsa e chamou os gendarmes para vir destruí-la. Esse é o comportamento, a ação, estamos esperando da população."

Bilai diz que os moradores e visitantes não devem ter medo das ameaças dos separatistas.

Ele diz que os separatistas fizeram ameaças semelhantes quando Limbe e Buea sediaram partidas do Campeonato das Nações Africanas há um ano, sem incidentes.

Fontes