Camarões diz que separatistas se mudam para a fronteira com a Nigéria e assediam civis

Fonte: Wikinotícias

18 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo de Camarões diz que a calma está retornando gradualmente a várias cidades em suas regiões ocidentais de língua inglesa depois que os militares lançaram ataques a redutos separatistas no mês passado.

Os militares disseram que as tropas realizaram operações em muitas cidades e vilarejos ocidentais, incluindo Kumbo, Ndop, Wum, Bafut e Kom, com pelo menos 20 combatentes separatistas mortos, mas nenhum soldado do governo foi ferido.

O general Valere Nka, comandante das tropas camaronesas que lutam contra os separatistas na região noroeste de língua inglesa, disse que várias centenas de combatentes escaparam para aldeias ao longo da fronteira ocidental de Camarões com a Nigéria. Ele disse que tropas foram mobilizadas para impedir que os combatentes roubem mercadorias e dinheiro de comerciantes e gado de fazendeiros nas localidades fronteiriças.

“O presidente da república, o presidente Paul Biya, comandante em chefe das forças armadas, enviou as forças de defesa e segurança para protegê-los", disse Nka durante uma visita a várias aldeias fronteiriças esta semana. "Precisamos de sua total colaboração para melhor protegê-lo.”

Os militares não disseram quantas tropas foram mobilizadas ou por quanto tempo as tropas devem permanecer ao longo da fronteira com a Nigéria.

Nelson Bwei, porta-voz do Comitê de Desenvolvimento da Aldeia Abba, disse que é necessário um posto militar na aldeia, que fica na fronteira com a Nigéria, para proteger os civis dos combatentes separatistas. Ele disse que centenas de combatentes estão escondidos no mato ao longo da fronteira, especialmente no distrito de Fungong.

“Nossos filhos estão enfrentando assédio”, disse ele. "Fungong não tem posto de segurança. “As pessoas estão expostas à insegurança. Pedimos ao general que crie unidades militares porque acreditamos que, se houver essa unidade militar, reforçará a segurança da subdivisão.”

Bwei disse que os separatistas apreenderam pelo menos 90 vacas de fazendeiros em três semanas. Ele disse que os combatentes sequestraram pelo menos 13 civis por resgate, especialmente comerciantes que fazem negócios entre Camarões e Nigéria.

Nas plataformas de mídia social, incluindo Facebook e WhatsApp, os separatistas negaram a perda de 20 combatentes. Os separatistas dizem que sua presença nas localidades fronteiriças é uma retirada tática para preparar e enfrentar as tropas do governo. Os combatentes negam que estejam assediando civis como o governo alega e insistem que eles querem proteger os anglófonos da brutalidade militar de Camarões.

Os militares de Camarões sempre negaram que abusem dos direitos civis.

Os separatistas lutam desde 2017 para criar um estado independente de língua inglesa. A crise começou quando professores e advogados de língua inglesa protestaram contra o domínio do francês nos negócios e na educação oficiais do governo. O governo respondeu com uma repressão e os separatistas pegaram em armas.

As Nações Unidas dizem que pelo menos 3.300 pessoas foram mortas com 750.000 deslocados internos.

Fontes