Calexit: o movimento "Yes California" quer a saída da Califórnia dos Estados Unidos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

20 de novembro de 2016

Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos

Após a vitória eleitoral surpreendente de Donald Trump na eleição presidencial norte-americana, logo após a eleição surgiu em muitos estados os protestos sob o slogan "No my president" ("Não é meu presidente", em inglês).

No estado da Califórnia, agora estão a formar iniciativa de protesto "Yes California" ("Sim à Califórnia", em inglês) e destina-se a cidadãos na Califórnia, que não aceitam o presidente eleito Trump.

O seu objectivo é a saída da Califórnia dos Estados Unidos, que se referem o chamado de "Calexit". A página inicial da iniciativa é promover um referendo em que os cidadãos da Califórnia pode decidir sobre uma saída até o ano de 2019.

Co-fundador da iniciativa é Marcus Ruiz Evans. Ele vê grandes diferenças para "referendo proposto sobre a adesão do Reino Unido da União Europeia", de modo a saída prevista do Reino Unido da União Europeia. Ele diz: "Nossos valores na Califórnia são completamente diferentes. Nós amamos imigrantes e nós queremos abrir as fronteiras, queremos câmbio mais internacional". Ele terá certeza de que a Califórnia economicamente mais forte poderia enfrentá-lo sozinho.

Entre os advogados, é considerada controversa, se um estado está autorizado a deixar os Estados Unidos. Provavelmente concordaria a uma tomada do Congresso dos EUA.

A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos e continua maior parte dos dados para Produto Interno Bruto. Na eleição presidencial de 60% dos eleitores tinham votado para o candidata democrata derrotada Hillary Clinton.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati