Calexit: o movimento "Yes California" quer a saída da Califórnia dos Estados Unidos
20 de novembro de 2016
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos —
Após a vitória eleitoral surpreendente de Donald Trump na eleição presidencial norte-americana, logo após a eleição surgiu em muitos estados os protestos sob o slogan "No my president" ("Não é meu presidente", em inglês).
No estado da Califórnia, agora estão a formar iniciativa de protesto "Yes California" ("Sim à Califórnia", em inglês) e destina-se a cidadãos na Califórnia, que não aceitam o presidente eleito Trump.
O seu objectivo é a saída da Califórnia dos Estados Unidos, que se referem o chamado de "Calexit". A página inicial da iniciativa é promover um referendo em que os cidadãos da Califórnia pode decidir sobre uma saída até o ano de 2019.
Co-fundador da iniciativa é Marcus Ruiz Evans. Ele vê grandes diferenças para "referendo proposto sobre a adesão do Reino Unido da União Europeia", de modo a saída prevista do Reino Unido da União Europeia. Ele diz: "Nossos valores na Califórnia são completamente diferentes. Nós amamos imigrantes e nós queremos abrir as fronteiras, queremos câmbio mais internacional". Ele terá certeza de que a Califórnia economicamente mais forte poderia enfrentá-lo sozinho.
Entre os advogados, é considerada controversa, se um estado está autorizado a deixar os Estados Unidos. Provavelmente concordaria a uma tomada do Congresso dos EUA.
A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos e continua maior parte dos dados para Produto Interno Bruto. Na eleição presidencial de 60% dos eleitores tinham votado para o candidata democrata derrotada Hillary Clinton.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Calexit— Focus, 20 de novembro de 2016
Calexit – Kalifornien will sich nach Trump-Sieg abspalten— Welt, 16 de novembro de 2016
Calexit (referendo da independência)— Yes California, 16 de novembro de 2016
US-Wahl: Kalifornien am Tag danach— Sued Deutsche, 10 de novembro de 2016
Proteste gegen Donald Trump-Wahl zum US-Präsidenten— Faz, 10 de novembro de 2016
Texanische Bewegung strebt Unabhängigkeit von USA an— Sued Deutsche, 29 de Março de 2013
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Calexit - die Bewegung "Yes California" will Abspaltung Kaliforniens von den USA", proveniente de Wikinotícias em Alemão em sua versão de 21 de novembro de 2016. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|