COVID-19: republicanos do Senado apresentam pacote de ajuda

Fonte: Wikinotícias

27 de julho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os senadores republicanos devem apresentar um pacote de alívio no valor de US$ 1 trilhão, em decorrência da pandemia de COVID-19. Isso acontecerá alguns dias antes da expiração dos benefícios federais para milhões de desempregados.

Após dias de conversas com os republicanos no Capitólio, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disseram no domingo que o pacote inclui uma extensão dos benefícios — 70% do salário que a pessoa recebia antes de ser demitida.

Os benefícios, que devem expirar na sexta-feira, faziam parte do pacote de alívio anterior que disponibilizava US$ 600 por semana, além dos benefícios que os estados pagavam.

Os republicanos estavam descontentes em manter os pagamentos nos níveis atuais, pois significaria que algumas pessoas, incluindo benefícios federais e estaduais, receberiam mais dinheiro do que quando tinham um emprego.

Os democratas argumentaram que, dada a epidemia em curso no país, muitas pessoas não se sentem seguras voltando ao trabalho.

Os republicanos controlam o Senado, mas os democratas têm maioria na Câmara dos Deputados, o que significa que a adoção do pacote de ajuda é impossível sem acordos entre os líderes das duas casa.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, disse esperar que um acordo possa ser alcançado nas próximas duas a três semanas.

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, disse no domingo que os republicanos estão "desorganizados e as famílias americanas estão sofrendo com esse atraso".

Meadows e Mnuchin disseram que um pequeno projeto de lei poderia ser aprovado para tratar dos elementos do pacote de ajuda inicial que está prestes a expirar, impedindo que os subsídios sejam interrompidos.

Fontes