COVID-19: nova variante descoberta no Chipre é chamada provisoriamente de Deltacron

Fonte: Wikinotícias

10 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma nova variante do Sars-Cov-2 foi chamada ontem provisoriamente por um cientista do Chipre de Deltacron, já que apresenta características tanto da Delta quanto da Ômicron. A descoberta da variante foi feita por Leondios Kostrikis, professor de ciências biológicas da Universidade do Chipre e chefe do Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular, mas outros cientistas cipriotas ainda estão céticos quanto às evidências.

Neste país, especificamente, cerca de 25 casos da Deltacron já foram detectados, reporta a imprensa, mas ainda não há dados sobre se ela é mais contagiosa, se provoca covid-19 mais grave ou se pode escapar das vacinas.

“Veremos no futuro se essa cepa é mais patológica ou contagiosa ou se prevalecerá (sobre a Delta e a Ômicron)”, disse Kostrikis durante uma entrevista.

Nomeação das variantes

Há alguns meses, a OMS decidiu que as variantes do Sars-Cov-2 seriam nomeadas com as letras do alfabeto grego, assim já houve as chamadas Alfa, Delta e Ômicron, por exemplo.

No caso da variante descoberta no Chipre, se ela for considerada "de preocupação" pela OMS, seu nome Deltacron deve ser trocado por outro.

Notícias Relacionadas

Fontes