COVID-19: mortes no México já passam de 15 mil
11 de junho de 2020
O governo do México anunciou ontem que o país ultrapassou a cifra de 15 mil óbitos por COVID-19. São exatamente, segundo o último comunicado oficial, 15.357 mortes, enquanto o número total de casos chega a 129.184. Ainda de acordo com o comunicado, cerca de 10 mil pessoas estavam hospitalizadas em todo país ontem e aproximadamente 50% dos leitos destinados a pacientes graves de COVID estavam ocupados.
A situação piora na capital. Na Cidade do México, 8 de cada 10 leitos destinados aos pacientes infectados por Sars-Cov-2 estavam ocupados.
O governo também informou que em algumas regiões e cidades, como na Zona Metropolitana da Cidade do México e em Cuernavaca, Tijuana, Cancún, Acapulco e Oaxaca, os contágios estão diminuindo, ao passo em que nas cidades de Monterrey e Guadalajara, duas das mais importantes do país, "os contágios apenas começaram a aumentar".
No comunicado, o governo ainda reforçou a necessidade de que as pessoas continuem mantendo as medidas protetivas, como o distanciamento social, sempre que possível.
O país, o 2º no ranking de mortalidade da JHU entre os países latinos, atrás apenas do Brasil, está na fase chamada "Nueva Normalidad" - uma espécie de Fase 2 - na qual cada estado retorna às atividades conforme os números da pandemia melhorarem localmente.
Notícia Relacionada
Fonte
- Conferencia 10 de junio, Gobierno México, 10 de junho de 2020.
- COVID-19 Dashboard, JHU, 11 de junho de 2020.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |