Câmara dos EUA aprova estabelecimento de comitê para China

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou ontem (11) um projeto de lei para estabelecer um comitê especial sobre a China.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma resolução para o estabelecimento de um comitê especial para lidar com questões estratégicas de competição devido à crescente influência internacional da China na primeira votação desde que o Partido Republicano conquistou a maioria.

Na votação da resolução, todos os republicanos votaram a favor, enquanto os democratas votaram 146 a favor e 65 contra.

O comitê especial, composto por 9 republicanos e 7 democratas, investigará o desenvolvimento econômico, tecnológico e de segurança da China e sua concorrência com os Estados Unidos, e recomendará políticas relevantes.

Após a votação, o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, enfatizou que o novo comitê especial "não era um comitê partidário".

Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse em um briefing regular naquele dia que esperava que os funcionários do comitê especial olhassem para as relações China-EUA "objetiva e racionalmente da perspectiva dos interesses dos EUA e dos interesses comuns entre a China e os EUA".

Fontes