Cápsulas da SpaceX se encaixam na Estação Espacial Internacional
17 de novembro de 2020
Quatro astronautas que partiram no domingo em uma espaçonave projetada pela empresa SpaceX chegaram à Estação Espacial Internacional na segunda-feira, onde passarão seis meses.
A cápsula atracou com sucesso na estação após um vôo de 27 horas do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, Flórida. A estação espacial é um laboratório orbital a cerca de 400 quilômetros acima da Terra.
Os estadunidenses Mike Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e o japonês Soichi Noguchi completaram a primeira missão da NASA em uma espaçonave privada Crew Dragon para trazer uma tripulação para a estação orbital.
Em um vôo de teste no meio do ano, dois pilotos viajaram para a estação em uma cápsula do Crew Dragon, mas permaneceram por apenas dois meses.
Os novos astronautas se juntaram na segunda-feira aos dois cosmonautas russos e ao astronauta americano que chegou no mês passado em um vôo em uma espaçonave russa do Cazaquistão.
Victor Glover é o primeiro afro-americano a passar muito tempo no espaço.
Desde o início das viagens espaciais dos astronautas americanos em 1961, a NASA se encarregou de todos os detalhes técnicos das naves, embora sua construção tenha sido contratada por empresas privadas.
No entanto, após o encerramento do programa do ônibus espacial em 2011, os astronautas americanos tiveram que contar com a espaçonave russa Soyuz.
Com o sucesso da SpaceX, fundada pelo bilionário Elon Musk, os Estados Unidos agora levarão seus astronautas em cápsulas e foguetes de empresas privadas. A Boeing deve se juntar a esses voos com sua cápsula Starliner em breve.
Fontes
- ((es)) Cápsula de SpaceX acopla con Estación Espacial Internacional — Voice of America, 17 de novembro de 2020
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |