Buenos Aires tem recorde de calor

Fonte: Wikinotícias

11 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Buenos Aires, capital da Argentina, teve hoje à tarde, às 16h05, calor de 41,1°C, a segunda temperatura mais alta desde 1906, informou o SMN (Servicio Meteorológico Nacional) em seu Twitter. A temperatura não passava dos 40°C na capital desde 1995, reportou o SMN também.

Em Santiago del Estero, a temperatura foi até maior, reporta o Servicio, com os termômetros marcando 41,2°C.

As altas temperaturas, previstas há dias por serviços meteorológicos para uma vasta parte da região entre o Paraguai, Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul, fez com que a demanda por energia elétrica aumentasse na cidade, causando a queda dos serviços de fornecimento de eletricidade, o que levou a transtornos como a parada dos semáforos e de caixas eletrônicos. Cerca de 700 mil pessoas foram afetadas, reporta o El Clarín.

"O 11 de janeiro de 2022 reescreve a história climática da Argentina", reportou o portal do Metsul em seu Twitter. "Portenhos de menos de 65 anos: saibam que hoje estão vivendo a temperatura mais alta de sua vida" escreveu o meteorologista Christian Garavaglia, do SNM, também no Twitter.

Fez calor também no Uruguai, onde os termômetros alcançaram 41,1°C na cidade de Florida, reportou o Inumet, que emitiu um alerta para uma onda de calor que durará entre 11 e 16 de janeiro no país (veja aqui).

Preocupação com a saúde

Algumas pessoas, como obesos, idosos e crianças pequenas, são mais suscetíveis a ter problemas devido ao calor intenso, o que fez o SNM (aqui) e o governo da Argentina (aqui) emitirem alertas. De forma geral, as recomendações para enfrentar uma onda de calor são:

- evitar sair de casa, para não se expor às altas temperaturas, principalmente nos horários de sol mais forte;

- manter a casa fechada, para evitar a entrada do calor e manter o ambiente fresco;

- tomar bastante líquido, principalmente água;

- consumir comidas leves, à base de frutas, verduras e legumes;

- usar roupas leves

- procurar assistência médica imediatamente se alguém apresentar mal estar geral, desmaio, vômito e confusão mental.

Notícias Relacionadas

Fontes