Brasileiro está com a Gripe H1N1 nos Jogos da Lusofonia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Notícias relacionadas
Pessoas na Cidade do México vestindo máscaras em um trêm pelo vírus H1N1
Mais informações sobre a Gripe:


12 de julho de 2009

A Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia, que decorre entre 11 e 19 de julho em Lisboa, informou hoje, após confirmação laboratorial, a existência de um caso confirmado de infecção pelo vírus H1N1. Após a confirmação, foram adotadas as medidas previstas para estes casos, como informa a organização:


Os contactos próximos do atleta, todos eles assintomáticos, iniciaram já quimioprofilaxia, podendo, assim, manter a participação nos Jogos sem que isso implique qualquer risco para os próprios, ou para os demais participantes.
Nota


O atleta em questão representa o Brasil nesta prova e está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, que poderá receber alta ainda hoje. O jovem encontra-se bem e até poderá ter alta durante o dia de hoje. Após ter desembarcado em Portugal na quinta-feira, os primeiros sintomas manifestaram-se e o atleta foi hospitalizado.

O atleta foi identificado como Eric Mancini, de 20 anos, que integra a seleção brasileira de tênis de mesa, chegou ao aeroporto da Portela, em Lisboa, na quinta-feira e começou a ter os primeiros sintomas nesse mesmo dia. Foi imediatamente internado no Curry Cabral onde lhe foi diagnosticada a gripe A.

De acordo com as autoridades sanitárias, os atletas que participam nos jogos da Lusofonia, cuja segunda edição arrancou ontem em Lisboa, estão a ser clinicamente vigiados, e os mais próximos de Mancini estão a fazer medicação preventiva.

Ministério da Saúde

A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu hoje que todos aqueles que contactaram com o atleta brasileiro infectado, não apresentam sintomas do vírus e estão a ser medicados. Ela disse ainda que o atleta "desenvolveu" no nosso país o quadro de gripe A que contraiu no Brasil e que neste momento se encontra internado no Hospital, apesar de estar clinicamente bem.


Todos aqueles que contactaram directamente com o atleta não apresentaram sintomas de gripe, no entanto estão a fazer a profilaxia indicada nestes casos em regime de prevenção (antiviral oseltamivir). Neste momento está internado por uma simples razão, que é o facto de não residir em Portugal e não ter casa. Por precaução, continua internado mesmo em relação à disseminação do vírus, permanecendo num ambiente mais contido.
Ana Jorge


De acordo com a ministra, não houve motivo para afastar toda a equipa brasileira que participa nos Jogos da Lusofonia, já que o país "tem poucos casos de contaminação interna", e os restantes atletas "estão a fazer a prevenção pelo que não vão desenvolver a doença". "Não temos mais nenhuma indicação de que outra equipa tenha problemas de saúde compatíveis com a gripe A", salientou Ana Jorge. Ainda de acordo com Ana Jorge, os cinco concelhos onde irão decorrer os jogos "estão em alerta":

"Já contactaram com as delegações, nós estamos a acompanhar, mas seguros de que não vai haver nenhum problema e que os jogos se vão desenvolver como o previsto", frisou.

86 Casos em Portugal

Nas últimas horas, foram confirmados mais 7 casos de gripe A em Portugal, o que eleva para 86 o número de casos confirmados. Entre os novos casos encontra-se um bebé de dois anos, internado no hospital de São João, no Porto.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati