Brasileiro está com a Gripe H1N1 nos Jogos da Lusofonia

Fonte: Wikinotícias

12 de julho de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia, que decorre entre 11 e 19 de julho em Lisboa, informou hoje, após confirmação laboratorial, a existência de um caso confirmado de infecção pelo vírus H1N1. Após a confirmação, foram adotadas as medidas previstas para estes casos, como informa a organização:

Os contactos próximos do atleta, todos eles assintomáticos, iniciaram já quimioprofilaxia, podendo, assim, manter a participação nos Jogos sem que isso implique qualquer risco para os próprios, ou para os demais participantes.

Nota

O atleta em questão representa o Brasil nesta prova e está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, que poderá receber alta ainda hoje. O jovem encontra-se bem e até poderá ter alta durante o dia de hoje. Após ter desembarcado em Portugal na quinta-feira, os primeiros sintomas manifestaram-se e o atleta foi hospitalizado.

O atleta foi identificado como Eric Mancini, de 20 anos, que integra a seleção brasileira de tênis de mesa, chegou ao aeroporto da Portela, em Lisboa, na quinta-feira e começou a ter os primeiros sintomas nesse mesmo dia. Foi imediatamente internado no Curry Cabral onde lhe foi diagnosticada a gripe A.

De acordo com as autoridades sanitárias, os atletas que participam nos jogos da Lusofonia, cuja segunda edição arrancou ontem em Lisboa, estão a ser clinicamente vigiados, e os mais próximos de Mancini estão a fazer medicação preventiva.

Ministério da Saúde

A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu hoje que todos aqueles que contactaram com o atleta brasileiro infectado, não apresentam sintomas do vírus e estão a ser medicados. Ela disse ainda que o atleta "desenvolveu" no nosso país o quadro de gripe A que contraiu no Brasil e que neste momento se encontra internado no Hospital, apesar de estar clinicamente bem.

Todos aqueles que contactaram directamente com o atleta não apresentaram sintomas de gripe, no entanto estão a fazer a profilaxia indicada nestes casos em regime de prevenção (antiviral oseltamivir). Neste momento está internado por uma simples razão, que é o facto de não residir em Portugal e não ter casa. Por precaução, continua internado mesmo em relação à disseminação do vírus, permanecendo num ambiente mais contido.

Ana Jorge

De acordo com a ministra, não houve motivo para afastar toda a equipa brasileira que participa nos Jogos da Lusofonia, já que o país "tem poucos casos de contaminação interna", e os restantes atletas "estão a fazer a prevenção pelo que não vão desenvolver a doença". "Não temos mais nenhuma indicação de que outra equipa tenha problemas de saúde compatíveis com a gripe A", salientou Ana Jorge. Ainda de acordo com Ana Jorge, os cinco concelhos onde irão decorrer os jogos "estão em alerta":

"Já contactaram com as delegações, nós estamos a acompanhar, mas seguros de que não vai haver nenhum problema e que os jogos se vão desenvolver como o previsto", frisou.

86 Casos em Portugal

Nas últimas horas, foram confirmados mais 7 casos de gripe A em Portugal, o que eleva para 86 o número de casos confirmados. Entre os novos casos encontra-se um bebé de dois anos, internado no hospital de São João, no Porto.

Fontes