Brasil: governo declara "emergência" devido ao coronavírus

Fonte: Wikinotícias


Ministério da Saúde, Brasília

4 de fevereiro de 2020

link=mailto:?subject=Brasil:%20governo%20declara%20"emergência"%20devido%20ao%20coronavírus%20–%20Wikinotícias&body=Brasil:%20governo%20declara%20"emergência"%20devido%20ao%20coronavírus:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Brasil:_governo_declara_%22emerg%C3%AAncia%22_devido_ao_coronav%C3%ADrus%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

link=mailto:?subject=Brasil:%20governo%20declara%20"emergência"%20devido%20ao%20coronavírus%20–%20Wikinotícias&body=Brasil:%20governo%20declara%20"emergência"%20devido%20ao%20coronavírus:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Brasil:_governo_declara_%22emerg%C3%AAncia%22_devido_ao_coronav%C3%ADrus%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Saúde declarou hoje situação de "Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN)" em função do novo coronavírus, que já causou quase 450 mortes e infectou mais de 20 mil pessoas ao redor do mundo, principalmente na China.

A declaração foi feita, principalmente, para acelerar o processo de repatriação dos brasileiros que vivem na região de Wuhan, cidade chinesa que é o epicentro da epidemia, e já vinha sendo estudada há pelo menos dois dias. “Mesmo sem caso confirmado no país, decidimos antecipar o nível de resposta de emergência para custear as despesas necessárias e agilizar o processo de repatriação desses brasileiros que estão em Wuhan”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Brasileiros devem ser repatriados na sexta-feira

Depois de uma campanha lançada no You Tube no final de semana onde pediam para serem resgatados, o governo brasileiro anunciou no final da tarde de domingo que repatriaria os brasileiros que quisessem voltar do país asiático e que se comprometessem a ficar em quarentena. Dias antes, o presidente Jair Bolsonaro havia dito que, por não haver no Brasil uma lei que obrigasse a quarentena, seria irresponsabilidade trazer os brasileiros de volta no meio da epidemia.

Wuhan continua em quarentena

A cidade de Wuhan, local onde a epidemia teria se originado, está em quarentena há vários dias, com os serviços e comércio praticamente parados, enquanto as pessoas evitam sair às ruas com medo de se contaminarem.

Ontem, um hospital erguido em apenas 10 dias e com capacidade para receber cerca de 1000 pacientes, foi aberto na cidade.

Notícias Relacionadas

Coronavírus: brasileiros pedem para ser resgatados

Coronavírus: China injetará bilhões para recuperar economia

Coronavírus: hospital construído em Wuhan em apenas 10 dias começa a funcionar

Fontes

Governo do Brasil propõe lei para repatriar brasileiros, Ministério da Saúde, 04 de fevereiro de 2020.