Brasil: cebola e batata ficam mais baratas nos principais mercados atacadistas

Fonte: Wikinotícias

18 de setembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em todos os centros de abastecimento (Ceasas) analisados ​​pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve queda de dois dígitos no percentual do preço da cebola.

Os preços em Recife caíram 46,9%, enquanto o Rio de Janeiro teve uma queda de cerca de 20,7%. Conforme observado na nona edição do boletim, divulgado quinta-feira, o arrefecimento já era esperado devido às previsões de aumento da intensidade da oferta e da diversificação das regiões de produção nesta época do ano.

Outro vegetal que ficou mais barato no último mês é a batata. No entanto, a queda de preços foi associada a uma queda na demanda, que ainda foi puxada por medidas de contenção devido ao impacto da pandemia de COVID-19. A baixa demanda favorece mais oferta de tubérculos no mercado.

Por outro lado, o frio de agosto foi um dos fatores que contribuíram para a alta dos preços de venda do tomate nos principais atacadistas do país. Em Goiânia a alta chegou a 49,2%.

"O comportamento não é comum para o período, mas como a cotação do tomate tem forte influência da produção local ou de regiões próximas, qualquer pequeno desajuste tende a gerar grande impacto", explica Joyce Fraga, gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab.

Fontes