Brasil: STF, Anatel e PF são alvos de ataque hacker em meio à suspensão da rede social X
3 de setembro de 2024
Nessa terça (3), o Supremo Tribunal Federal (STF), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Polícia Federal (PF) informaram que foram alvo de ataques hackers nos últimos dias. No caso da PF, o ataque ocorreu na terça-feira desta semana.
Todas as autoridades informaram que os sistemas afetados pelo ataque hacker foram recuperados e não houve perdas.
O STF anunciou no dia 29 de agosto que os sistemas do tribunal foram alvo de um ataque conhecido como DDoS, caracterizado por milhares de acessos simultâneos, com o objetivo de desequilibrar a rede e inutilizar o serviço.
A Anatel afirma ser alvo frequente de ataques cibernéticos, após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear o acesso à rede social X do Brasil. Foi gravado na última sexta-feira (30). A Anatel foi quem comunicou o cumprimento de ordens judiciais às operadoras de internet.
Fonte
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Isabela Camargo, Vladimir Netto, Márcio Falcão, Fábio Amato. STF, Anatel e PF relatam que foram alvo de ataque hacker nos últimos dias — G1, 3 de setembro de 2024
- ((pt)) STF, Polícia Federal e Anatel relatam ter sofrido ataques hackers — R7, 3 de setembro de 2024
- ((pt)) Levy Guimarães. STF, PF e Anatel são alvos de ataques de hackers nos últimos dias — O Tempo, 3 de setembro de 2024