Brasil: A PF e a polícia portuguesa prendem hacker suspeito de invadir sistemas do TSE
28 de novembro de 2020
Numa operação conjunta entre a Polícia Federal e o Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária Portuguesa, um hacker suspeito de invadir o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi detido em Portugal neste sábado (28).
De acordo com o comunicado da polícia portuguesa, o recluso é um cidadão português de 19 anos que usa o codinome Zambrius e vai dirigir uma organização denominada Cyberteam.
De acordo com a PF, em São Paulo e em Minas Gerais serão implementadas três ordens de busca e apreensão e três medidas cautelares para proibir o contacto entre pessoas investigadas; em Portugal, para além dos mandados de prisão, também serão implementados Mandado de busca e apreensão.
A investigação iniciada pela Polícia Federal investigou os crimes de invasão de equipamentos de informática e organizações criminosas. Segundo a investigação, o ataque ao sistema TSE foi iniciado em conjunto por um grupo de hackers brasileiros e portugueses.
A PF afirmou que o mandado de prisão executado no Brasil foi homologado pelo Tribunal de Justiça da 1ª circunscrição eleitoral após o representante da PF e obtido manifestação de anuência do Ministério Público da Primeira Eleição.
O objetivo da divulgação na data das eleições é prejudicar a segurança do sistema informático judicial eleitoral. Porém, segundo a Polícia Federal, como a urna eletrônica não está conectada à Internet, a intrusão não entrou no sistema eleitoral - portanto, o dispositivo não fica vulnerável a ataques.
- Outra tentativa
Além dos dados públicos, ocorreu no domingo outra tentativa de ataque de hacker ao sistema TSE, que acabou sendo neutralizado. O ataque incluiu vários ataques do Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Gabriel Palma. PF e polícia portuguesa prendem hacker suspeito de invadir sistemas do TSE— G1, 28 de novembro de 2020
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|