Bolsonaro sofre dupla derrota após tentar mudar leis sobre sobre fake news

Fonte: Wikinotícias

15 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Poucas horas depois do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ter devolvido a Medida Provisória (MP) 1068/2021, de autoria do presidente Jair Bolsonaro, por considerá-la "contrária à Constituição", a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber também suspendeu os efeitos da MP. A Medida - chamada MP das fake news - visava alterar o Marco Civil, pretendendo dificultar a remoção de conteúdo com informações falsas das redes sociais.

De acordo Pacheco, parte da matéria já é tratada no PL 2630/2020, que visa instituir a Lei Brasileira de Liberdade e Transparência na Internet. A matéria já foi aprovada no Senado no ano passado e atualmente está em análise na Câmara dos Deputados.

Weber justificou sua decisão afirmando que "os direitos individuais visam, especialmente, à proteção dos cidadãos em relação aos arbítrios do Estado. Possibilitar ao presidente da República, chefe do Poder Executivo, a restrição de direitos fundamentais por meio de instrumento unilateral (a medida provisória), sem nenhuma participação ativa de representantes do povo e da sociedade civil, é, a seu ver, incompatível com o propósito de contenção do abuso estatal".

Notícias Relacionadas

Fontes