Blinken visita a Ucrânia para discutir contra-ofensiva e nova ajuda

Fonte: Wikinotícias

6 de setembro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fez uma visita não anunciada a Kiev na terça-feira para discutir com os líderes ucranianos a situação da contra-ofensiva.

O Departamento de Estado disse que Blinken se reuniria com o presidente Volodymyr Zelenskyy, o primeiro-ministro Denys Shmyhal e o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba.

Esperava-se também que Blinken anunciasse mais de US$ 1 bilhão em novos financiamentos dos EUA para a Ucrânia.

Um alto funcionário do Departamento de Estado disse aos repórteres que o apoio incluía material para ataques aéreos e para romper as linhas russas, enquanto a defesa aérea “continua sendo uma alta prioridade”.

O responsável sublinhou a importância de consultar os líderes ucranianos antes da reunião da Assembleia Geral da ONU deste mês. “Os ucranianos têm uma missão importante em Nova Iorque: continuar a explicar aos seus aliados e parceiros em todo o mundo o que está acontecendo e a necessidade contínua do seu apoio. E é importante que continuemos a liderar esse esforço global para apoiá-los”, disse.

Blinken participou da entrega de uma coroa de flores no Cemitério Berkovetske para homenagear os militares ucranianos mortos.

A caminho de Kiev, Blinken encontrou-se com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen. O Departamento de Estado disse que Blinken agradeceu à Dinamarca pela sua decisão de enviar F-16 para a Ucrânia e pelos seus esforços para treinar pilotos ucranianos.

Fontes

‎‎