Biden visita o México em dezembro

Fonte: Wikinotícias

19 de outubro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, se reunirão no México em dezembro para discutir as principais questões entre os dois países.

O presidente Lopez Obrador disse em seu Twitter no dia 18 que teve um telefonema com o presidente Biden, dizendo: "O presidente Biden confirmou que virá ao México para a cúpula Norte-Americana".

A Cúpula Norte-Americana é um órgão consultivo entre os líderes dos Estados Unidos, México e Canadá, que fazem fronteira entre si, e também é chamada de 'Cúpula dos Três Amigos'.

A conferência, que começou em 2005 sob a presidência de George W. Bush, nunca aconteceu durante a presidência de Donald Trump. Foi retomado em Washington DC no ano passado, quando o presidente Biden assumiu o cargo.

Este ano, será realizado no México em dezembro.

A Casa Branca disse em comunicado no dia 18 que os dois líderes "discutiram medidas para reduzir o número de pessoas que cruzam ilegalmente a fronteira EUA-México e expandir canais legais como alternativa à imigração irregular".

Os dois líderes continuaram explicando que revisaram um esforço conjunto para combater o comércio de fentanil e as ações dos EUA para processar traficantes de armas.

O fentanil é um analgésico narcótico sintético conhecido por ser contrabandeado para os Estados Unidos principalmente por gangues de drogas mexicanas.

Fontes