Biden toma posse oficialmente da Casa Branca

20 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Biden faz seu juramento no Capitólio

Joe Biden já é o 46º presidente dos Estados Unidos (EU). Ele assinou seus primeiros atos pouco antes das 13h30min no horário local, ainda no Capitólio, a sede do Congresso dos Estados Unidos, onde antes participou da cerimônia de posse que teve Lady Gaga e JLo se apresentando antes dele fazer seu juramento, com sua esposa Jill segurando a bíblia sobre a qual manteve sua mão.

Em seu discurso ele disse que “hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa, a causa da democracia. (...) Aprendemos novamente que a democracia é preciosa. A democracia é frágil. (...) Então, agora, neste solo sagrado onde há poucos dias a violência tentou abalar os próprios alicerces deste Capitólio, nos reunimos como uma nação". Ele também prometeu reconstruir a classe média e garantir direitos, como do acesso à saúde e da justiça racial, para todos. Biden também disse que retomará alianças com o mundo todo. “Seremos um parceiro forte em prol da paz e da segurança”, disse. Ele também pediu uma prece por todos os que faleceram devido a covid-19, antes de fazer um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

Enquanto a cerimônia no Capitólio ocorria, o website da Casa Branca teve seu design trocado. As contas @POTUS, @VP e @FLOTUS no Twitter também mudaram, passando a apresentar os nomes e as fotos de seus novos donos. Já o marido da vice-presidente Kamala Harris recebeu a conta oficial @SecondGentleman no Twitter – antes a conta se chamava @SecondLady, já que as segundas-damas sempre foram mulheres.

A primeira mensagem de Biden no Twitter oficial, feita pelas 12h45min no horário local, dizia: "Não há tempo a perder quando se trata de confrontar as crises que enfrentamos. É por isso que hoje estou indo ao Salão Oval para começar a trabalhar, liberando ações ousadas e alívio imediato para as famílias americanas".

Após as atividades no Capitólio e uma visita ao túmulo do soldado desconhecido, para homenagear a todos os mortos em guerras, Biden caminhou até a Casa Branca acompanhado da esposa e de familiares, tomando posse oficialmente da que será, não só sua residência, mas também seu principal local de trabalho nos próximos quatro anos.

Kamala Harris também caminhou com a família até sua residência oficial, a Number One Observatory Circle.

Trump se muda para a Flórida

Donald Trump deixou a Casa Branca hoje cedo, por volta das 8h10min (em horário local), dirigindo-se em seguida para uma base militar, onde após uma homenagem com salvas de tiros de canhão e um breve discurso, embarcou no Força Aérea Um pela última vez como presidente dos EU, rumo à Mar Del Lago, na Flórida, onde fixará residência.

Notícia Relacionada

Fontes