Biden e Xi se reúnem na sexta-feira para falar sobre a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

17 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversará com seu colega chinês Xi Jinping na sexta-feira sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia e a competição econômica entre os dois países, anunciou a Casa Branca na quinta-feira.

“Isso faz parte de nossos esforços contínuos para manter as linhas de comunicação abertas entre os Estados Unidos e a República Popular da China”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em comunicado.

A ligação de sexta-feira ocorre enquanto Biden trabalha para concluir o ajuste de política externa de seu governo, conhecido como “pivô para a Ásia”, para refletir com mais precisão a visão de Washington da China como o concorrente militar e econômico mais importante.

A China, aliada próxima da Rússia, recusou-se a condenar a invasão russa da Ucrânia. Sullivan buscou mais transparência sobre a posição de Pequim sobre a Rússia na reunião de segunda-feira, na qual alertou que qualquer tentativa chinesa de ajudar a Rússia a evitar sanções ocidentais custaria ao governo Xi.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, se reuniu com o conselheiro sênior de política externa da China, Yang Jiechi, em Roma na segunda-feira por sete horas. Após a reunião, os Estados Unidos expressaram preocupação com o “alinhamento” entre Rússia e China, ambas potências nucleares.

Fontes