Biden e Xi falarão virtualmente no final de julho

Fonte: Wikinotícias

12 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e a China planejam uma reunião virtual entre seus líderes já na última semana de julho, depois que diplomatas-chefes das duas principais economias do mundo se reuniram na semana passada à margem do Grupo dos 20 (G-20) em Bali, Indonésia.

Autoridades chinesas propuseram em 25 de julho uma reunião virtual entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, de acordo com fontes diplomáticas familiarizadas com as cinco horas de conversas no sábado entre equipes lideradas pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.

Uma sessão individual de 20 minutos previamente planejada entre Blinken e Wang não ocorreu após as longas discussões entre autoridades EUA-China que abordaram tópicos como a guerra da Rússia contra a Ucrânia, Taiwan, direitos humanos e Coreia do Norte.

“Com relação ao presidente Xi e ao presidente Biden, nossa expectativa é que eles tenham a oportunidade de falar nas próximas semanas”, disse Blinken à VOA durante uma entrevista coletiva no domingo em Bangkok, Tailândia.

Quando perguntado se Biden e Xi poderiam realizar suas primeiras reuniões presenciais em novembro, Blinken disse que não pode falar sobre “o que pode acontecer no outono”.

A Tailândia sediará a cúpula dos líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) deste ano, de 18 a 19 de novembro. A Indonésia sediará a cúpula do G-20 de 15 a 16 de novembro.

A China disse recentemente ao governo tailandês que Xi participaria da cúpula da APEC se não tivesse outras obrigações. Xi não deixou a China desde a pandemia de COVID-19.

Fontes