Biden-Xi Jinping realizará negociações na cúpula do G20, diz jornal

Fonte: Wikinotícias

8 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O jornal Washington Post informou no dia 7 que o presidente dos EUA, Joe Biden, busca a primeira cúpula presencial com o presidente chinês Xi Jinping desde as eleições de meio de mandato.

O jornal relatou isso, citando várias fontes que pediram anonimato.

Ele disse que as autoridades do governo Biden estão analisando as mudanças climáticas como uma agenda provisória entre o presidente Biden e o presidente Xi Jinping, que se reunirão na cúpula do G20.

Ele acrescentou que os dois líderes buscavam interesses comuns que pudessem levar a discussões amigáveis ​​e produtivas.

A reunião terá como objetivo aliviar as tensões entre os dois países, que lutam por comércio, epidemias e Taiwan, previu o Washington Post.

Em um briefing no dia 24 do mês passado, o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca (NSC), John Kirby, disse: "Continuaremos a fazer esforços para manter as linhas de comunicação abertas, incluindo o diálogo entre a China e os líderes".

A secretária de imprensa da Casa Branca, Carine Jean-Pierre, em um briefing regular no dia 7, quando um repórter perguntou como o "esforço" do coordenador Kirby está em andamento, disse que "fomos solicitados a descobrir como nosso lado e o lado do presidente Xi podem proceder". "Não tenho nada para compartilhar agora", disse ela.

A cúpula do G20 será realizada em Bali, na Indonésia, de 15 a 16 deste mês, e se a cúpula EUA-China for realizada nesta reunião, o presidente Biden se reunirá com o presidente Xi pela primeira vez desde que assumiu o cargo.

Fontes