Banco Central de Malta atualiza previsão econômica para 2020–2022

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

22 de abril de 2020

Banco Central de Malta em Valeta

O Banco Central de Malta reviu certos parâmetros econômicos da previsão para 2020—2022. A estimativa anterior foi publicada em dezembro de 2019. Com base nas informações disponíveis em 28 de fevereiro (mesmo antes do primeiro caso de COVID-19 em Malta), as previsões foram ajustadas.

Naquele momento, o banco esperava que o crescimento econômico fosse moderado nos próximos anos. Comparado às previsões bancárias anteriores, o crescimento do produto interno bruto foi revisto em baixa para 2020. Também se esperava que o ritmo de criação de empregos diminuísse, mas permanecesse alto do ponto de vista histórico. Também era esperado crescimento da inflação anual, refletindo um aumento mais rápido dos preços de serviços e bens industriais não energéticos. Também era esperado que o saldo do Estado permanecesse excedente nos próximos anos, para que a relação dívida/PIB caísse para 36,1% até 2022.

No entanto, a crise global causada pela pandemia de COVID-19 causou um poderoso choque econômico. O banco fez algumas avaliações preliminares do impacto das medidas de isolamento introduzidas pelo Governo de Malta. Acredita-se que as medidas introduzidas levarão a uma redução da taxa de crescimento do PIB em cerca de 3,5 pontos percentuais em comparação com as previsões anteriores.

Além disso, como resultado de uma diminuição no crescimento do PIB, o saldo orçamentário diminuirá em cerca de 0,8 pontos percentuais. Em 22 de abril, 443 casos de COVID-19 foram registrados em Malta, três pessoas morreram.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com