Aviões militares chineses invadem espaço aéreo de Taiwan

Fonte: Wikinotícias

24 de junho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo de Taiwan disse que aviões militares chineses voaram em seu espaço de defesa aérea seis vezes numa única semana e oito vezes este mês até agora. Embora o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan acompanhe cada aeronave e alerte os taiwaneses, analistas acreditam que os líderes chineses estão emitindo um alerta até para Washington, além de treinar suas próprias tropas para um caso de conflito na Ásia.

O governo dos Estados Unidos (EU), que acusa a China de disputas comerciais e de ignorar a COVID-19 por tempo demais no início do ano, enviou navios de sua Marinha para águas asiáticas a fim de controlar a expansão chinesa. Os navios norte-americanos já navegaram seis vezes este ano pelo estreito que separa Taiwan da China, irritando Pequim. A Marinha dos EU também já realizou, em 2020, quatro "operações de liberdade de navegação" no Mar da China Meridional.

"Acho que não podemos dizer que para em Taiwan e é isto", disse Derek Grossman, analista sênior de defesa da instituição de pesquisa RAND Corp. dos EU. "Definitivamente, também há alguns sinais para os EU", disse ele.

A China carece de experiência militar desde a guerra no Vietnã nos anos 70, dizem especialistas, e quer treinar para o caso de algo novo surgir na região. A China, oficialmente, possui as terceiras forças armadas mais fortes do mundo.

"Deveríamos dizer, dessa maneira, que a China tem vários objetivos, múltiplos propósitos", disse Huang Kwei-bo, vice-reitor da Faculdade de Assuntos Internacionais da Universidade Nacional Chengchi, em Taipei.

Os aviões chineses avistados este mês atravessaram os confins da zona de defesa aérea de Taiwan, de acordo com declarações do Ministério da Defesa Nacional em Taipei, porém não se aproximaram da ilha principal do país.

A China reivindica soberania sobre Taiwan, que se auto-governa e se ressente da falta de apoio de outros países.

Notícia Relacionada

Fontes