Avião Boeing 747 cai no Quirguistão e mata 37 pessoas

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

16 de janeiro de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um avião de carga 747-400F que estava no voo TK6491 da companhia aérea turca Turkish Airlines caiu às 1h30 UTC, na aldeia de Dacha-Suu, a 25 km à noroeste de Bichkek (capital do Quirguistão). Pelo menos 37 pessoas morreram, a maior parte delas no chão.

O dispositivo, que pertence a companhia privada MyCargo Airlines (ATC), decolou de Hong Kong e tinha uma escala em Bishkek e depois partir para Istambul, mas por uma razão incomum, o dispositivo perdeu a pista durante a escala no Aeroporto Internacional de Manas (o principal do país) e atingiu área residencial.

Na hora da queda, a névoa na região era muito forte e mesmo assim, a visibilidade estava ruim. O avião caiu a cerca de 2 quilómetros da pista de pouso entre as casas do vilarejo Dacha-Suu, destruindo ao menos 15 edifícios e pegando os moradores de surpresa.

«No momento, não podemos dizer por que ele saiu da pista, se isso é devido a uma avaria técnica ou condições meteorológicas», disse Zhamshitbek Kalilov, ministro dos Transportes do Quirguistão.

«Segundo as informações preliminares, a teoria de atentado terrorista foi excluída, provavelmente o acidente foi causado por um erro do piloto», afirmou o vice-premier do Quirguistão, Muhammetkaly Abgaziev.

Histórico

É o segundo desastre aéreo no país, o primeiro foi voo 6895, quando a companhia aérea Iran Aseman Airlines partiu do Aeroporto Internacional de Manas para o destino ao Teherão (capital do Irão). Cerca de 10 minutos depois, o piloto avisou à torre de controlo de Manas, de que não completará o voo, devido a perda severa na pressão de cabine e que terá que fazer pouso de emergência.

No entanto, durante a sua volta, caiu a dois quilómetros do aereoporto de Manas, em uma área despovoada e explodiu em chamas. Dos 83 passageiros e sete tripulantes, de um total de 90, só 22 sobreviveram. O avião e a empresa aérea estavam na lista de transportadoras aéreas proibidas na União Europeia, devido a falta de segurança em seus aparelhos e aparentarem serem antigas.

Galeria de Fotos

Fontes