Autoridades do Rio de Janeiro se reúnem em emergência após onda de violência

Fonte: Wikinotícias

3 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Apenas alguns dias antes das eleições presidenciais, Rio de Janeiro, viveu uma onda de violência que causou a morte de cinco pessoas nos últimos três dias. De acordo com José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a violência afetou favelas ocupadas por policiais e militares, ao mesmo tempo que se procura expulsar narcotraficantes (traficantes de drogas).

Por ocasião dos tiroteios nas favelas, Luiz Fernando Pezão, governador do Estado e Beltrame realizaram uma reunião de emergência na manhã desta quinta-feira para discutir as medidas a se implementar para afrontar a situação dos tiroteios na zona norte da cidade.

Segundo El Mundo, "um de os incidentes mais graves ocorreu na quarta-feira passada no conjunto das favelas da Maré" quando dois tiroteios "causaram o pânico e obrigaram a interromper o tráfego de veículos". Após o confronto, a polícia informou a descoberta de dois cadáveres perto da comunidade. Igualmente, as favelas do Alemão, Vila Cruzeiro, Rocinha e Mangueira, sofreram de situações similares (Em espanhol Video: Soldados brasileños y narcos se enfrentan a tiros en una favela de Río de Janeiro ([Vídeo: Soldados brasileiros e traficantes se enfrentam a tiros em uma favela do Rio de Janeiro]).

Nos últimos três dias, registraram cinco mortes e a suspensão das aulas em várias escolas, para um total de 10 000 estudantes afetados, por causa da forte insegurança e os intensos tiroteios. Enquanto isso, Beltrame disse: "Existe uma predisposição a conflitos. Não posso dizer que este totalmente relacionado [com as eleições], porém há que lembrar que durante o período de reflexão em 2007, os traficantes incendiou um ônibus cheio de pessoas, atiraram sobre policiais e em 2010, causou numerosos incêndios. Agora teremos essas mesmas ações de novo".

Enquanto isso, o Estado de Santa Catarina, viveu esta quarta-feira, o sexto dia de uma onda de ataques, supostamente coordenados por líderes do Primeiro Grupo Catarinense nas prisões, onde se encontram presos. Na madrugada de quarta-feira, dois homens armados em uma motocicleta dispararam contra a sede do governo local. A polícia militar disse que desde sexta-feira passada, foram contabilizado 52 ataques em 20 cidades do estado.

Finalmente, Beltrame anunciou na sexta-feira, que vai acontecerá "operações de repressão por parte da tropa de elite e Polícia Civil", também vai dobrará o número de patrulhas e reforços dos policiais em regiões em conflito.

Fontes