Atividade do vulcão Galeras sacode na Colômbia e deixa dois mortos

Fonte: Wikinotícias

14 de junho de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Desde às 4h37 (hora local) em 12 de junho passado, um sismo de 4,3 graus com epicentro no interior do vulcão Galeras (um pouco menos de 30 km de profundidade) desperta na cidade de San Juan de Pasto, capital do departamento colombiano de Nariño, deixando dois mortos, a incerteza se apoderou das comunidades que habitam perto do vulcão.

Embora não se tenha presenciado fumaças ou erupções, a atividade sísmica está aumentando, apresentando mais de 800 réplicas do sismo inicial. O Serviço Geológico Colombiano (SGC) mantém desde o ano de 2010 a alerta de nível III (ou amarelo) sobre este vulcão.

Durante os dias 12 e 13 de junho, foram instalados mais de 9 albergues nas zonas seguras com capacidade para mais de 7.000 pessoas e embora no entanto não tem decretado a evacuação das áreas vizinhas, moradores da área já começaram a se deslocar-os de forma voluntária, especialmente nos corregimientos de Mapachico e Genoy, onde ocorreu o maior impacto do primeiro terremoto, dado o aumento da atividade sísmica na área do vulcão.

Fontes