Saltar para o conteúdo

Ataques russos atingem o sul e o leste da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

16 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Seis pessoas foram mortas em ataques russos à Ucrânia nas últimas 24 horas, segundo autoridades locais no domingo.

Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas na área de Kherson depois que mais de 100 bombas atingirem a região no fim de semana, escreveu o governador local, Oleksandr Prokudin, nas redes sociais.

Mais tarde, duas bombas guiadas atingiram infra-estruturas importantes na cidade, provocando um apagão parcial e a interrupção do abastecimento de água, informou o chefe da administração militar da cidade, Roman Mrochko.

Autoridades locais disseram que mais duas pessoas morreram na área de Donetsk e que um homem de 57 anos e uma mulher de 54 anos foram mortos em um ataque aéreo que destruiu sua casa na região de Kharkiv.

A Ucrânia lançou 27 drones em um ataque noturno ao oeste da Rússia, anunciou o Ministério da Defesa russo no domingo.

Autoridades disseram que 18 drones foram abatidos na região de Kursk, enquanto, disseram, mais dois drones foram abatidos na região russa de Belgorod. Eles não detalharam o destino dos sete drones restantes.

Os meios de comunicação ucranianos disseram mais tarde que as forças de Kiev realizaram um ataque bem-sucedido à subestação elétrica russa de Krasnaya Yaruga, perto da fronteira com a Ucrânia.

Os relatórios não puderam ser verificados de forma independente.

Os confrontos violentos continuaram em todo o leste da Ucrânia durante o fim de semana, enquanto as forças russas tentavam repetidamente cercar a cidade de Kupiansk, na região de Kharkiv, disseram autoridades militares.

Illia Yevlash, porta-voz das forças militares ucranianas no leste, disse aos jornalistas que as forças ucranianas na área enfrentaram 10 ataques separados no espaço de 24 horas.

“O inimigo está tentando nos atacar na direção de Kupiansk para cercá-la e chegar às margens do rio Oskol”, disse Yevlash à televisão ucraniana. Ele disse que as forças ucranianas na cidade de Lyman, na região de Donetsk, também enfrentaram ataques pesados.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse no domingo que as forças russas estão confundindo uma “defesa ativa” e melhorando a sua posição “ao longo de toda a extensão da [linha de] contato”.

"E as nossas tropas estão melhorando a sua posição em quase toda a área. Uma área bastante grande", disse Putin num vídeo publicado nas redes sociais por um jornalista do Kremlin.

O Estado-Maior das forças armadas da Ucrânia disse em 15 de outubro que as suas forças repeliram 15 ataques russos perto de Avdiivka, bem como em Tonenke e Pervomaiske, na região de Donetsk.

“O adversário continua tentando romper as defesas ucranianas, sem sucesso”, afirmou no Facebook.

Fontes