Ataque em prisão no Afeganistão: pelo menos 20 mortos
3 de agosto de 2020
Pelo menos 20 pessoas foram mortas em confrontos entre forças de segurança e combatentes armados do Estado Islâmico que atacaram uma prisão no Afeganistão. Isso foi anunciado pelas autoridades na segunda-feira, depois que um grupo jihadista assumiu a responsabilidade pelo ataque.
Os confrontos ocorreram um dia depois que homens armados atacaram uma prisão na cidade oriental de Jalalabad.
O porta-voz do Hospital da Província de Nangarhar, Zaher Adel, disse à Agence France-Presse (AFP) que 20 pessoas, incluindo pessoal de segurança, foram mortas nos confrontos, mas o porta-voz de um governador disse que foram 21.
Zaher alertou que o número de mortos deve aumentar, já que muitos dos mais de 40 feridos estão em estado crítico.
O ataque à prisão quebrou o cessar-fogo entre o Talibã e as forças do governo afegão que começou na sexta-feira para marcar o feriado muçulmano Eid al-Adha.
A trégua de três dias terminou no domingo, mas Cabul esperava que pudesse ser estendida.
O porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullah Hogiyani, disse à AFP que cerca de 700 prisioneiros fugiram durante o ataque e foram presos novamente.
Segundo Khogiyani, os confrontos continuam. Vários veículos blindados e dezenas de agentes de segurança foram enviados para a prisão. Tiros e explosões foram ouvidos.
No momento do ataque, havia mais de 1.700 prisioneiros no local, a maioria deles combatentes do Estado Islâmico e do Talibã, disse uma fonte de segurança à AFP.
Fontes
- ((ru)) Нападение на тюрьму в Афганистане: не менее 20 погибших [inativa] — Voz da América, 3 de agosto de 2020. Página visitada em 3 de agosto de 2020
. Arquivada em 24 de setembro de 2020
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Нападение на тюрьму в Афганистане: не менее 20 погибших", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |