Assembleia National vota pelo reconhecimento da França ao Estado Palestino
2 de dezembro de 2014
Os deputados da Assembleia Nacional (em francês: Assemblée Nationale), câmara baixa do Parlamento francês, aprovaram resolução simbólica na terça-feira em que a França reconhece a existência do Estado da Palestina. A votação pelo reconhecimento foi de maioria dos 339 a favor pelo reconhecimento contra os outros com 151.
A maioria dos socialistas, ambientalistas, a Frente de Esquerda, parte da esquerda radical votaram a favor do texto, enquanto a grande maioria da UMP e do UDI votaram contra ou se abstiveram. O texto votado pelos membros provavelmente levará a uma votação no Parlamento Europeu em Dezembro.
A votação não vinculativa insta o governo francês "para reconhecer o Estado da Palestina, tendo em vista chegar a uma solução definitiva para o conflito". O governo francês apoia a criação e reconhecimento oficial de um Estado palestino, mas só depois de negociações de paz entre Israel e Palestina estão reiniciada.
Élisabeth Guigou (MP) que elaborou o movimento, disse que esta era "uma mensagem de paz e amizade dirigida aos dois povos, israelenses e palestinos".
Uma semana antes da votação, o chanceler francês Laurent Fabius disse que seu país estava disposto a acolher uma conferência internacional para promover as negociações "para a resolução definitiva do conflito".
A votação na Câmara dos Deputados francesa vem na esteira das votações semelhantes, para o reconhecimento de um Estado palestino nos parlamentos britânicos e espanhóis, reconhecimento de um Estado palestino pela Suécia, ocorrida no final de outubro.
Notícia Relacionada
- "Suécia reconhece Estado da Palestina", Wikinotícias, 30 de outubro de 2014.
Fontes
L'Assemblée adopte une résolution invitant la France à reconnaître l'Etat palestinien— Le Monde, 2 de dezembro de 2014
Associated Press. French National Assembly votes for government to recognise Palestine— The Guardian, 2 de dezembro de 2014
Agence France-Presse. French lawmakers set for Palestine recognition vote— Ma'an News Agency, 3 de dezembro de 2014
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "French National Assembly acknowledges Palestinian State", proveniente de Wikinotícias em Inglês em sua versão de 4 de dezembro de 2014. |
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "France : l'Assemblée nationale vote pour la reconnaissance d'un État palestinien", proveniente de Wikinotícias em Francês em sua versão de 3 de dezembro de 2014. |
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|